Vendas

10 filmes de motivação para vendedores

Quem trabalha com vendas sabe: o caminho tem tanto desafios quanto oportunidades. Por isso, hoje foram separados aqui 10 filmes de motivação para vendedores que vão te inspirar a superar os limites.

Afinal, quem é que nunca enfrentou um obstáculo e conquistou o topo logo depois? Confira a lista e já prepara a sua maratona de inspiração e conhecimento!

1) À Procura da Felicidade (2007 – 1h58 min)

No topo da lista dos 10 filmes de motivação para vendedores está o título À Procura da Felicidade. Por mais que ele tenha sido lançado há 12 anos, segue atual e inspirador.

A história gira em torno de um pai, Chris Gardner (Will Smith) e seu filho, Christopher (Jaden Smith). Como vendedor, Chris tenta usar toda a sua capacidade profissional para conquistar um emprego que o dê condições de criar Christopher de forma mais digna.

Seus problemas financeiros não esperam e levam ele e o filho a passarem necessidades. Porém, mesmo que o mundo o dê rasteiras, ele segue firme e forte no seu objetivo. Não desiste e mantem sempre a esperança de que dias melhores virão.

2) O Lobo de Wall Street (2014 – 2h59 min)

Em segundo lugar, vem um clássico que reúne Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort e Matthew McConaughey no papel de Mark Hanna. Jordan é um corretor de Wall Street que trabalha duro em busca de suas metas e segue fielmente tudo que seu mentor Mark o ensina.

Mas, nem tudo sai como Jordan queria e, de repente, ele se vê sem emprego e acaba “caindo” em uma empresa nada promissora. Entretanto, é na dificuldade que ele encontra uma ideia que pode virar o jogo e se tornar um negócio lucrativo, não só pra ele, mas pra quem embarcar na sua “loucura”.

Sem dúvida, a virada por cima de Jordan precisa estar na lista dos 10 filmes de motivação para vendedores, especialmente pelo empenho em fazer mais, com menos.

3) Homens de Honra (2001 – 2h08 min)

10 filmes de motivação para vendedores - Objetivos

O tempo pode passar, mas Homens de Honra continuará sendo um dos filmes para vendedores. Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) é um garoto negro do Kentucky que tem grandes sonhos e que resolve se alistar na Marinha Americana na adolescência.

Assim, Carl enfrenta o preconceito no exército, começa por baixo, é isolado por ser negro, mas nunca deixa sua determinação de lado. É justamente ela que impressiona um comandante, Billy Sunday (Robert De Niro), que se torna amigo dele e aceita encarar o preconceito e a burocracia a seu lado. Ou seja, ter um aliado e nunca desistir, são algumas das lições que você verá nesse longa.

4) Gênio Indomável (1998 – 2h06 min)

Esse é um verdadeiro clássico do cinema e é um da lista de filmes para vendedores que está disponível na Netflix. Uma mente brilhante presa a um estereotipo é a descrição do papel de Matt Damon, um simples servente que guarda em seu cérebro um gênio da matemática.

Seu dom é descoberto pelo professor interpretado por Robin Williams, o único com o qual o jovem consegue se identificar. Juntos, eles embarcam em uma jornada de autoconhecimento para enfrentar os “demônios” que impedem o funcionário a crescer e se desenvolver profissionalmente.

5) A Teoria de Tudo (2014 – 2h03 min)

Com certeza você já ouviu falar em Stephen Hawking, um astrofísico que tem no seu currículo descobertas fascinantes sobre o tempo e o espaço. Porém, a sua vida nunca foi fácil, já que desde os 21 anos ele enfrentou uma doença motora generativa que o deixa preso a uma cadeira de rodas, totalmente sem movimentos, de forma gradual.

O seu cérebro, porém, é uma verdadeira máquina, que não o permite desistir de seus sonhos, estudos e nem de viver um grande amor ao lado de Jane Wide. Sem dúvida, ele vai te fazer pensar sobre o que realmente são obstáculos para os seus sonhos. Coloque já na sua lista dos filmes de motivação para vendedores. Ah, ele é baseado na biografia autorizada do cientista.

6) Coach Carter – Treino para a Vida (2005 – 2h16 min)

Mais um dos filmes da Netflix, Coach Carter aborda a trajetória de Ken Carter, um ex-jogador de basquete que é convidado a dar aulas para o time da escola onde estudou quando era jovem.

O longa-metragem ensina sobre liderança, mas também sobre conceitos fundamentais da vida e do mundo corporativo, como:

  • Respeitar e ser respeitado;
  • Trabalhar fraquezas para que elas se tornem fortalezas;
  • O poder da disciplina para alcançar objetivos;
  • Sinceridade, feedback e empatia;
  • Construir relacionamentos é fundamental para ter uma equipe engajada.

Por aí, já dá pra você entender porque ele não pode ficar de fora desse top 10 de filmes para vendedores.

7) Vendedor de Sonhos (2016 – 1h33 min)

Chegando ao sétimo lugar da lista, está o Vendedor de Sonhos, um filme brasileiro, inspirado no livro de mesmo nome de Augusto Cury. A trama conta o caminho do psicólogo Júlio César (Dan Stulbach), que tenta se matar, mas é impedido por um morador de rua (César Troncoso) que ele nem sabe de onde apareceu.

A amizade improvável se inicia e fortalece quando os dois resolvem se unir com o objetivo de salvar pessoas. A sua força está em mudar a percepção desses indivíduos, fazendo com que eles enxerguem que é possível se transformar e conquistar uma nova forma de encarar a vida.

Aprenda o que o dinheiro não pode comprar e que todo mundo tem uma segunda chance, nesse longa que faz pensar.

8) Sem Limites (2011 – 1h40 min)

O título é um dos queridinhos do Netflix quando o assunto são filmes de motivação para vendedores. Eddie Morra (Bradley Cooper) é um escritor que passa por uma fase de bloqueio criativo e se vê perdido até que encontra seu ex-cunhado, Vernon (Johny Whitworth).

Vernon promete que ao tomar um remédio específico, Eddie poderá usar 100% da sua capacidade cerebral e resolver seu problema. O efeito realmente é imediato, mas ele passa a ouvir, ver e entender coisas que nunca percebeu antes.

Sua capacidade produtiva, criatividade, tudo melhora. Porém, tudo isso só acontece quando ele toma o medicamento, ou seja, há dependência. No meio disso tudo ainda aparece Carl Van Loon (Robert De Niro), que faz uma proposta tentadora a Eddie.

9) A Grande Aposta (2015 – 2h10 min)

Se você tivesse uma intuição ou visse uma oportunidade, o que faria? Essa é a pergunta central quando se conhece a história de A Grande Aposta. O roteiro gira em torno da possível crise imobiliária dos Estados Unidos e de como ela pode ser uma ameaça ou uma estratégia para faturar.

O filme de motivação para vendedores também está no Netflix e conta com nomes como Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling e Steve Carell. No longa-metragem, eles fazem os papeis de corretores e empresários que buscam a oportunidade de se destacar e diferenciar no meio do caos.

10) O Homem que Mudou o Jogo (2012 – 2h13 min)

Por último, mas tão inspirador quanto os demais, está a trajetória de treinador de baseball chamado Billy Beane (Brad Pitt). Diferente de outros filmes de motivação para vendedores desse estilo, ele não foca no esporte, mas sim no diálogo entre os personagens e nos medos e reflexões do coach.

Será que o time comandado por Billy alcança o sucesso? Se sim, o que será que de fato os levou até o topo? Prestar atenção nos detalhes é o que te passará vários conhecimentos nessa produção. Para completar o elenco conta com participações de atores como Robin Wright, Kathryn Morris e Philip Seymour Hoffman.

Lições que você poderá aprender com esses 10 filmes de motivação para vendedores

10 filmes de motivação para vendedores - Sonhos

Por fim, sem dúvida cada um desses longas-metragens irá te fazer pensar um pouco sobre suas atitudes. Entretanto, mais do que isso, eles irão te induzir a correr atrás dos seus sonhos e a entender que o medo e até a dúvida fazem parte do processo, mas não podem impeditivos.

Dessa forma, com as pessoas certas por perto, dedicação, resiliência e foco praticamente tudo é possível. Além dessas lições, você poderá refletir sobre:

  • O que realmente importa pra você;
  • De que forma seus valores podem influenciar no seu sucesso;
  • O valor do hoje, do agora, do fazer;
  • A importância de aprender com seus erros;
  • Quando é necessário abrir mão de algo hoje para no futuro alcançar suas metas;
  • O quanto é importante ter cuidado com suas ações e palavras;
  • A capacidade de ser inspirador, motivacional ou detonador de ideias, entre outros.

Dentro desse contexto de motivação para vendedores e de sucesso pessoal ou profissional, vale a pena também dar uma lida no artigo aqui do blog sobre Neurociência. Nele, você poderá aprender um pouco sobre o funcionamento da mente (tanto sua quanto do consumidor) e descobrir de que forma você pode se reinventar para crescer e alcançar suas metas. Boa parte dessas produções cinematográficas têm a ver com esse poder.

Também fica o convite para conhecer o CRM da Linkseller, uma máquina de vendas feita por especialistas para ajudar na praticidade e gestão pessoal ou do time comercial. Afinal, depois de assistir esses filmes de motivação para vendedores, você vai precisar automatizar alguns processos. Boa maratona, boas vendas e depois conta aqui nos comentários qual foi o seu preferido! Faça um teste grátis e comece a transformar o seu time em uma equipe de alta performance

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]