7 dicas para vender mais e melhor

Dicas para vender mais e melhor

O processo de vendas está sempre mudando. Por isso, para que um time comercial possa ter alta performance é preciso se reinventar de tempos em tempos. Hoje você conhece por aqui, além das 7 dicas para vender mais e melhor:

  • A importância da área de vendas;
  • As principais estratégias usadas no setor;
  • O papel de um sistema de CRM no planejamento comercial.

Leia até o final e transforme seus resultados. Afinal, o lucro depende diretamente da inovação e esse conceito passa pelo conhecimento.

Porque a área de vendas é tão importante para uma empresa

Customer Centricity 5 dicas - Os 6 pilares

Primeiramente, reflita: quem são os responsáveis pelos resultados da sua empresa? É claro que existe todo um esforço conjunto de setores e investimento estrutural, mas boa parte do lucro cabe aos vendedores. Por isso, essa constatação por si só, já responde porque essa é uma das áreas mais importantes de uma companhia.

Quanto mais treinados, capacitados e especializados no encantamento e relacionamento com os clientes eles forem, melhores serão os resultados. Portanto, vale conhecer alguns pontos que fazem a diferença na organização desse setor. Confira:

  • Tenha Hunters. Esse é o nome dado aos responsáveis pela qualificação dos leads. São eles que conseguem criar estratégias para chegar às pessoas certas. Portanto, são vendedores especializados em captação;
  • Use a inteligência comercial. O conceito refere-se à criação do processo de vendas. Ou seja, são funcionários que conseguem avaliar o que os concorrentes estão fazendo, formar ciclos eficientes, identificar falhas e oportunidades e também organizam os contatos mais qualificados;
  • Invista nos Prospectores. O próximo passo é a prospecção e esse é o time apto a entrar em contato com os leads e começar a negociação. O primeiro contato e, portanto, a primeira impressão sobre a empresa fica por conta deles. O Sales Development Representative (SDR) também atua complementando esse trabalho;
  • Closers são fundamentais. Como o nome já diz, eles são os vendedores que de fato fecham as vendas. Assim, é para eles que se aplicam ainda mais as dicas para vender mais e melhor. A assinatura do contrato ou o aceite da proposta é função deles. Também são os Closers que sabem os descontos ou condições especiais que podem ser oferecidos.

Antes das dicas para vender mais e melhor, conheça as estratégias mais usadas pelo time comercial

Agora que você já sabe a importância da área de vendas e entendeu um pouco da sua estrutura, pode conferir as principais estratégias usadas por esse time. Afinal, são elas que abrirão caminho para que as dicas para vender mais e melhor possam ser aplicadas. Veja na sequência!

Marketing Digital

Em primeiro lugar vem um dos recursos que pode facilmente ser usado pelos Hunters e pela inteligência comercial. Dentro do conceito de Marketing Digital, existem duas principais ferramentas que o time de vendas pode se beneficiar:

1. Geração de leads: como você viu anteriormente, o processo de compra muda e, recentemente, se alterou muito com a mudança do comportamento do consumidor. Com o uso da internet disseminado, as pessoas passaram a ter um papel mais ativo no ciclo de venda e o alcance de leads qualificados precisou se reinventar. O Marketing Digital ajuda justamente a segmentar um público e a atingir as pessoas certas;

2. Comunicação com os prospects: da mesma forma, as ferramentas digitais são tantas que elas ajudam os vendedores a conseguirem entrar em contato mais facilmente com leads em potencial. Seja através de estratégias usadas nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp ou por meios mais tradicionais como o e-mail. O time possui mais recursos para falar do jeito certo (Marketing de Conteúdo), na hora ideal e ser notado.

Integradores de sistemas

Justamente pelos vendedores terem mais recursos à sua disposição, é preciso investir na automação de processos. Os chamados integradores de sistemas, como a Pluga.co, reúnem em uma única plataforma todas as ferramentas que a empresa utiliza. Incluem-se aí, entre outros:

  • Redes sociais;
  • Organizadores de tarefas, como o Trello;
  • E-mails, como o Gmail;
  • Planilhas online;
  • Sistemas de pagamento digital;
  • Web chats;
  • Gestão de e-commerces.

Sistemas de Customer Relationship Management (CRM)

Antes de entrar nas dicas para vender mais e melhor, vale citar também a importância dos sistemas de CRM como estratégia para a alta performance do time comercial. Com essa ferramenta tanto Hunters, quanto Prospectores e Closers têm acesso a dados cruciais dos leads e clientes e também a recursos como:

  • Perfil do consumidor, com direito a filtros por comportamento e compras recorrentes, por exemplo;
  • Modelos padrões de mensagens e e-mails, de acordo com cada lead;
  • Histórico de aquisições, para aqueles que já são consumidores;
  • Controle do funil de vendas;
  • Comunicação facilitada entre o time e entre cada vendedor e seus respectivos clientes;
  • Acompanhamento de metas;
  • Avaliação do ticket médio e da taxa de conversão.

É claro que essas não são as únicas estratégias que podem ser utilizadas, mas são as principais. Outras como o up selling, cross selling e spin selling também são válidas de estudo para a realidade da sua empresa. A inteligência comercial pode te ajudar na definição do melhor caminho.

Enfim, as 7 dicas matadoras de fechamento para vender mais e melhor

Dicas para vender mais e melhor_7 dicas

Então, chegou o momento de você aprender as 7 dicas para vender mais e melhor, com base na satisfação do cliente e na obtenção de melhores resultados. Leia na sequência!

1) Se coloque no lugar do cliente

Aqui, entra não só a questão da empatia, mas também do vínculo e da equivalência. Para ser um bom vendedor e aumentar as chances de fechar negócio é preciso falar a mesma língua do prospect e criar identificação com ele.

2) Faça um atendimento e comunicação personalizados

Embora muitos ainda sigam “cartilhas” de boas práticas na área de vendas, elas já não servem mais como guia para o atendimento. Por isso, veja cada possível cliente como um ser único, com necessidades e desejos específicos. Personalizar sua fala, a oferta e saber se posicionar da forma certa nos diferentes momentos de contato são essenciais.

3) Jamais engane, minta ou force a barra

Toda relação comercial tem a confiança como base. Portanto, você confiaria em alguém que claramente está tentando te enganar ou mostrando benefícios falsos? Jamais! Então, não use técnicas de persuasão que forcem a barra ou pareçam mentirosas aos olhos do consumidor em potencial. Qualquer benefício oferecido precisa ser real e percebido.

4) Esteja disponível

Dando sequência às dicas para vender mais e melhor, hoje o consumidor quer ter suas dúvidas sanadas o quanto antes. Por isso, um bom vendedor precisa estar disponível. Seja via aplicativos de mensagem, telefone ou e-mail, o prospect precisa te encontrar sempre que precisar. Se estiver ocupado, retorne o quanto antes. Contato gera confiança.

5) Não veja os outros vendedores como inimigos

Aprender com os seus erros e com os acertos dos outros é sempre válido. Então, nunca veja um vendedor da sua equipe como inimigo. Se ele está vendendo mais do que você, tente observar o que ele tem feito e que tem dado certo. Peça conselhos, converse e melhore sempre! Lembre-se sempre: é um time e não uma competição!

6) Seja criativo e pró-ativo

Com o comportamento do consumidor sempre mudando e com os diferentes perfis de leads, é preciso ser sempre criativo e pró-ativo. Isso ocorre devido ao fato de não existir mais uma fórmula mágica que garanta o fechamento. O vendedor, portanto, precisa estar sempre um passo à frente do cliente e saber exatamente o que fazer em cada situação, inclusive às de “saia justa”. Nunca fuja de um assunto delicado ou reclamação. Ofereça sempre uma solução e saída para a questão.

7) Crie estratégias de fidelização

Enfim, chega a hora de pensar não só no pós-venda, mas também na recorrência de compra. A partir do momento em que o cliente percebe que ao comprar com você ele terá determinados benefícios ou até vantagens financeiras, fica muito mais fácil vender mais e melhor. Portanto, crie estratégias que fidelizem, como bonificações, combos exclusivos, entre outros.

Como um sistema de CRM pode ajudar no planejamento comercial

Dicas para vender mais e melhor_CRM

Por fim, você conheceu acima algumas das funções de um sistema de CRM para a rotina dos vendedores e dicas para vender mais e melhor. Porém, que tal descobrir outros recursos e funções que contribuem também para o planejamento comercial e gestão? Veja os principais:

  • Agilidade no compartilhamento e atualização de informações. Assim, todos podem acompanhar falhas e oportunidades em tempo real;
  • É online e acessível por qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, torna o processo rápido e mais eficaz;
  • Fornece relatórios completos e personalizados;
  • Reúne todo o ciclo de venda em uma única plataforma, entre pré-venda, negociação e pós-venda;
  • Acesso a métricas e resultados em tempo real;
  • Dados salvos em nuvem e acessíveis apenas por pessoas autorizadas, mediante login e senha, oferecendo mais segurança;
  • Verificação de metas individuais e do grupo;
  • Dá informações cruciais para a tomada de decisão e até para a inovação, como mudança de processo de vendas ou criação de novos produtos e serviços;
  • Configuração facilitada e interface simples;
  • Elaboração de acessos por hierarquia;
  • Tudo em uma só plataforma. Integração com ferramentas dos mais diversos fornecedores, como Google e WordPress, além de recursos online como redes sociais e e-mails.

Se você gostou e quer implementar um CRM na rotina da sua empresa, fica o convite para fazer um teste grátis da plataforma da Linkseller. Conheça e aproveite os benefícios. Boas vendas!