Vendas

Aumentar as vendas pela internet: aprenda como fazer em 5 dicas

Pare e reflita: você faz compras online? Hoje, dificilmente, você encontra pessoas que dirão “não”. Por isso, saber como aumentar as vendas pela internet é fundamental para qualquer empresa.

Independente de você ter um e-commerce ou uma companhia que oferece serviços offline, o mundo digital é uma fonte de clientes. Então, na sequência, você confere:

  • Porque é importante aumentar as vendas pela internet;
  • 5 dicas para melhorar seus resultados;
  • Como um sistema de CRM pode contribuir.

Preparado?

Porque é importante aumentar as vendas pela internet

Primeiramente, no início do texto foi feita uma pergunta que já respondeu um pouco do motivo que deve te levar a investir em estratégias para aumentar as vendas pela internet.

Afinal, praticamente todo mundo compra online hoje ou usa a web para pesquisar e tomar decisões.

Porém, para que você se convença de vez, foram separados abaixo alguns dados do mercado digital:

  • Segundo a Ebit|Nielsen, referência em pesquisa online, na Cyber Monday 2019, ação de vendas que ocorre após a Black Friday, o faturamento foi de R$ 412 milhões, 11% maior do que no mesmo período de 2018;
  • De acordo com o registro, os pedidos subiram 28%, chegando a 966 mil, comparado a 2018;
  • Além disso, a Ebit|Nielsen divulgou dados sobre a Black Friday 2019, que teve 23,6% mais faturamento do que no ano anterior, chegando a R$ 3,2 bilhões em apenas dois dias.

Tudo bem que esses dados referem-se a campanhas mundialmente famosas, mas refletem o potencial das plataformas online nos 365 dias do ano.

Além disso, na sequência, confira também os principais benefícios de investir nas técnicas para aumentar as vendas pela internet:

  • Crescem as chances de satisfação, consequentemente, de fidelização e indicações;
  • Cria autoridade;
  • Reforça a identidade e o nome da marca;
  • Elabora uma reputação online;
  • Melhora o relacionamento com seguidores, leads e até consumidores;
  • Aumenta a presença digital, elevando também as oportunidades de alcançar as pessoas certas.

5 dicas para aumentar as vendas pela internet

Aumentar as vendas pela internet_dicas

Agora que você já tem uma base, veja como “colocar a mão na massa” e aumentar as vendas pela internet:

1) Conheça profundamente o perfil do público

Esse sempre será o primeiro passo para qualquer ação que envolva pessoas e vendas. Tanto seus vendedores quanto o time de marketing precisam conhecer bem com quem vão lidar. Dessa forma, é essencial levantar dados como:

  • Necessidades e desejos;
  • Hábitos;
  • Faixa etária;
  • Renda disponível, inclusive o quanto estão dispostos a gastar;
  • Influências;
  • Profissão ou características laborais;
  • Canais de comunicação online usados, assim como os de compra, entre outros.

2) Use o Hellobar no seu site

Em segundo lugar, causar uma boa impressão desde o início é essencial. Por isso, invista em chatbots, que fazem um atendimento inicial e já começam a criar um relacionamento com quem te visita.

Porém, não se esqueça de ter pessoas à disposição para entrarem em ação no lugar da Hellobar.

3) Faça Marketing de Conteúdo personalizado para aumentar as vendas pela internet

Depois, trabalhe o Marketing de Conteúdo dentro do seu blog, redes sociais e quaisquer outros canais online de acordo com o nível do lead no funil de vendas.

Então, aqueles que já estão mais próximos do fundo, ou seja, da aquisição, por exemplo, devem receber conteúdos profundos, que contribuam para a decisão.

Lembre-se de trabalhar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) nos materiais que publicar e também na estrutura do site.

4) Usa Call To Action (CTA) nos seus conteúdos

Sabe o famoso “saiba mais”? Então, esse é um exemplo clássico de CTA, ou seja, um convite que você deve fazer para quem lê seus textos ou assiste seus vídeos.

Com essa “chamada para ação”, você induz as pessoas, de forma natural, a conferirem mais informações sobre seu produto ou serviço ou até a acessarem um canal diferente e conhecer sua oferta, por exemplo.

Por isso, crie CTAs criativas e que façam sentido na jornada de compra dos seus leads para aumentar as vendas pela internet.

5) Crie iscas digitais

Por fim, invista nas famosas Landing Pages, que oferecem um conteúdo mais completo ou útil em troca de um nome, e-mail e telefone.

Geralmente, essa é uma excelente forma de conquistar leads qualificados e, consequentemente, aumentar as chances de vender.

Tenha um sistema de CRM para aumentar as vendas pela internet

Enfim, para implementar as dicas acima, o ideal é que você invista em um sistema de CRM. Dessa forma, poderá reunir nele todas as informações de leads, clientes e também ter uma gestão do time de vendas mais eficaz.

Da mesma maneira, terá em poucos cliques um acompanhamento completo de métricas essenciais para o negócio, metas individuais e coletivas, além de resultados gerais.

Então, aproveite para testar a ferramenta da Linkseller gratuitamente por até sete dias, conhecer todos os recursos disponíveis e coloque tudo isso em prática para aumentar as vendas pela internet!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]