Automatização de processos: porque é importante e 3 ferramentas para investir

Automatização de processos

A automatização de processos tem a ver com a utilização sustentável de recursos. Além disso, está ligada a reduzir custos, melhorar a produtividade e até gerar mais lucro.

Afinal, através de ações automáticas, é possível fazer em poucos minutos o que poderia levar horas em uma atividade manual. Então, nas próximas linhas você entende:

  • O que é automatização de processos;
  • Porque usá-la na área de vendas;
  • 3 ferramentas para colocá-la em prática.

Aqui na Linkseller o objetivo é facilitar a vida e aumentar sua performance. Portanto, leia até o final!

O que é automatização de processos

Automatização de processos_área de vendas

Acima de tudo, entenda que a automatização de processos pode ser aplicada em diversas áreas e atividades da empresa. Dessa forma, incluem-se aí, por exemplo, o envio de e-mails marketing, a nutrição de leads, o controle de estoques, entre outros.

Então, sobretudo, pode-se entender o conceito como a realização automática de funções que levem ao ganho de tempo e ao melhor uso de recursos (financeiros, físicos e humanos). Ou seja, se sai da execução manual, através do uso de tecnologias, como sistemas e apps integrados.

Da mesma maneira, a automatização de processos tem algumas características próprias, como:

  • Reduz o ciclo de produção;
  • Aumenta a segurança dos processos;
  • Melhora o controle e o monitoramento. Afinal, se tem acesso aos dados em tempo real;
  • É confiável;
  • Não implica em riscos para a empresa, pois é aplicada em situações repetitivas e recorrentes;
  • Diminui erros;
  • Reduz a centralização de funções e a burocracia;
  • Não requer interação humana o tempo todo.

Porém, é preciso ter um cuidado básico: escolher as etapas que de fato devem ser automatizadas. Afinal, existem momentos de contato com clientes e determinadas áreas que necessitam de presença humana para gerarem melhores resultados.

Inclusive, existem algumas diretrizes de mercado que você pode conferir na GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), responsável por criar uma linguagem global para os negócios.

Na sequência, veja alguns exemplos de processos que podem ser automatizados:

  • Atendimento;
  • Pós-venda;
  • Cadastros e alterações de formulários;
  • Pedidos, tanto de consumidores quanto da área de compras;
  • SAC;
  • Marketing;
  • Pesquisas;
  • Pagamentos;
  • Vendas, entre outros.

Porque usar a automatização de processos em vendas

Bom, como você já viu, a automatização de processos tem a capacidade de economizar tempo e otimizar recursos. Porém, seus benefícios para a área de vendas vão muito além do ganho de tempo, incluindo:

  • Acompanhamento do faturamento, assim como de métricas importantes, como Taxa de Conversão, Ticket Médio e Custo de Aquisição por Cliente, por exemplo;
  • Estabelecimento de metas individuais e coletivas;
  • Geração de relatórios completos por vendedor e por cliente ou lead. Dessa forma, fica mais fácil verificar follow-ups, identificar melhorias, entre outros;
  • Melhora e até redução do processo de vendas, inclusive do funil de vendas;
  • Atendimento mais ágil, eficiente e assertivo;
  • Acesso a informações cruciais para a tomada de decisão, desde o lançamento de ofertas até a criação de campanhas específicas para um cliente;
  • Diminui os custos com treinamentos, já que os sistemas, como os de CRM, por exemplo, têm tutoriais de como utilizá-los, tendo interface simples e intuitiva;
  • Aumento da produtividade. Afinal, se gasta menos tempo em determinadas tarefas, ampliando a capacidade de atendimento, captação e muito mais.

3 ferramentas para fazer a automatização de processos

Por fim, para começar a implantar a automatização de processos não é preciso ter um determinado número de funcionários ou áreas, por exemplo. Basta ter ações repetitivas e que tomam muito tempo.

Quanto antes iniciar a utilização, melhor, pois se previnem muitos tropeços. Então, confira em quais ferramentas investir primeiro:

1) Chatbots

Embora falar com um ser humano ainda seja preciso nas relações comerciais, os consumidores hoje querem agilidade. Por isso, você pode utilizar os chatbots para os contatos iniciais e resolver dúvidas, por exemplo.

Entretanto, vale deixar um vendedor de plantão para entrar em ação se o lead solicitar o contato com uma pessoa.

2) WhatsApp e apps de mensagens

Assim como os chatbots, eles agilizam o atendimento. Porém, têm uma vantagem: tornam o contato mais próximo. Portanto, invista neles também.

Mas, lembre-se de fazer a conta comercial (WhatsApp Business, por exemplo) e deixar claro informações como horário de atendimento e outros meios de falar com você.

3) Sistema de CRM da Linkseller

Por fim, dentre as milhares de tecnologias que você pode usar, esta é a mais indicada. Por quê? Porque é nela que estão integrados diversos apps de automatização de processos.

Entre eles, de pagamento, atendimento, envio e acompanhamento de e-mails, logística, controle de estoque, financeiro e muito mais.

Além disso, eles são 100% online, permitindo o acesso de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet e ainda contribuem para a gestão, geral e do time de vendas. Faça um teste gratuito e conheça!