Marketing

Como Fazer Marketing de Conteúdo?

Estar na internet não significa necessariamente alcançar resultados em vendas para a sua empresa. Porém, com o marketing de conteúdo, é possível mudar isso.

Ter presença na web, nas principais redes sociais, como Instagram, e criar estratégias de marketing digital ajudam a atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Prova disso é que, de acordo com a Content Trends, de 2018, 73% das empresas brasileiras entrevistadas usam a estratégia.

Assim como, segundo o levantamento, 61,8% das que ainda não utilizam, pretendem ingressar nesse mundo.

Se você ainda não foca na criação e distribuição de conteúdo relevante, está na hora de ler este artigo.

Afinal, na sequência você confere o que é marketing de conteúdo, os benefícios dessa estratégia e como fazer o planejamento.

O Que é Marketing de Conteúdo?

marketing de conteúdo - marketing digital

Para começar, é preciso entender que essa estratégia vai além da geração e publicação de conteúdos.

Mas, sim, está relacionada a todo um planejamento maior de marketing digital que considera diversas ferramentas e metas.

Sempre com foco em auxiliar o processo de vendas e atrair as pessoas certas organicamente.

Sendo assim, o Inbound Marketing é uma das principais técnicas dentro do marketing de conteúdo.

Ou seja, postagens no Instagram, blog posts e e-books, por exemplo, que falem do que os clientes em potencial precisam. Chamando sua atenção naturalmente.

Além disso, é preciso entender que todo material criado deve ter conteúdo relevante ligado ao nicho de mercado.

Não adianta querer ser referência em um produto tecnológico, falando sobre decoração. É preciso ter foco, planejamento e estratégia, sempre!

Com base nisso, pode-se dizer que o marketing de conteúdo tem como objetivos principais:

  • Gerar leads, nutrindo o funil de vendas;
  • Aumentar a visibilidade da marca na web;
  • Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Ampliar o engajamento e interação com a empresa;
  • Melhorar o relacionamento e atendimento;
  • Ter uma experiência mais assertiva no pós-venda.

Uma questão importante: quanto mais canais você trabalhar, melhor. Entretanto, cada um deve ter sua estratégia e planejamento, pois possui características diferentes. Inclusive, quanto ao comportamento do público.

Quais são os Benefícios do Marketing de Conteúdo?

Bom, agora que você sabe o que é marketing de conteúdo, é hora de conhecer alguns dos benefícios dessa estratégia:

  • Ajuda a aproximar a marca do público-alvo, criando familiaridade;
  • Educa o mercado, especialmente para quebrar objeções e auxiliar a decisão de compra;
  • Responde “dores” dos clientes em potencial, ampliando a confiança;
  • Gera autoridade no assunto ou mercado;
  • Ter mais tráfego no site, através de blog posts e campanhas, por exemplo;
  • Aumenta as vendas, principalmente no médio e longo prazo;
  • Amplia o Lifetime-value (LTV), ou seja, o que os clientes compram da sua empresa ao longo do tempo e muito mais.

Como Fazer a Estratégia de Marketing de Conteúdo?

Independente do canal que você for trabalhar suas estratégias de marketing de conteúdo, para fazê-lo do jeito certo é preciso respeitar um passo a passo:

1) Criação da Persona

Em primeiro lugar, é fundamental definir quem é o público-alvo. Por isso, deve-se definir a persona, que é um perfil ideal de cliente.

Ela deve ir mais fundo do que cidade, profissão, idade e localização, incluindo aspectos de personalidade e hábitos, por exemplo.

2) Planejamento

Depois, é hora de planejar o que será feito e quem são os responsáveis, com base na persona.

Assim como, devem-se definir os objetivos e prazos de cada ação e como seus resultados serão acompanhados.

O planejamento pode ser mensal, semanal, semestral ou até anual, de acordo com a capacidade de produção da empresa. Porém, ele sempre tem que estar presente!

Aqui também devem ser definidos os canais que serão usados e um cronograma de postagens e materiais.

Instagram, YouTube, Facebook, e-mails marketing, blogs e conteúdos densos, como e-books, devem ser considerados.

3) Elaboração do Conteúdo

Em terceiro lugar, é preciso iniciar a produção de conteúdo, dentro da estratégia de marketing de conteúdo.

Lembre-se que essa deve ser uma parte de todo um planejamento de marketing digital da sua empresa.

Além disso, vale ressaltar que, devido às características de comportamento do público, nunca se esqueça de fazer vídeos e interações.

4) Distribuição

Seguindo o cronograma feito no planejamento você deve fazer as publicações e distribuição dos conteúdos.

Da mesma maneira, deve definir aqueles que dão mais engajamento e que merecem ser promovidos. Ou seja, patrocinados em cada rede social ou ferramenta.

5) Acompanhamento de métricas

Enfim, também com periodicidade semanal ou mensal, é fundamental acompanhar os resultados.

Para isso, você deve analisar o tráfego, interações, captura de leads, conversões e outros aspectos importantes que vieram das ações de marketing de conteúdo.

Sempre tendo em mente que o foco é auxiliar as vendas e atrair pessoas naturalmente.

Como você viu, são muitos detalhes e informações para acompanhar. Por isso, como última dica, aposte em um sistema de CRM para receber os leads, organizar tudo isso e aumentar a sua produtividade.

Ele poderá ser usado tanto pela área de marketing digital quanto pela de vendas. Aumentando a produtividade, automatizando ações e ampliando oportunidades. Até a próxima!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]