Contratação de vendedores: 4 melhores práticas para a performance

Contratação de vendedores

O processo de contratação de vendedores deve ser sempre criterioso e seguir as melhores práticas do mercado. Afinal, são eles os responsáveis por falar com os leads qualificados e fechar negócio.

Além disso, é de se esperar que uma empresa verifique diversos aspectos no currículo que tenham sinergia com a organização. Aliás, essa é uma questão importante, pois a experiência do vendedor pode ser essencial para jornadas de compras complexas, por exemplo.

Por isso, é crucial que você entenda:

  • Como esse cuidado ao contratar influencia nos resultados;
  • O que é melhor: ter pares ou grupos dentro do time;
  • 4 melhores práticas para contratação de vendedores voltadas para a performance.

Pronto para ver seus resultados decolarem? Então, leia até o final!

Como seguir as melhores práticas na contratação de vendedores influencia nos resultados

Em primeiro lugar, é preciso compreender que o papel do time comercial é fundamental dentro de uma organização. Afinal, é essa equipe que traz os lucros.

É claro que eles sozinhos não fazem milagres. É preciso ter cooperação e sinergia com outras áreas, assim como é fundamental ter uma gestão ativa e um ciclo de vendas adequado para que tudo dê certo.

Porém, além disso, deve-se ter a visão da complexidade do trabalho dessas pessoas para seguir as melhores práticas na contratação de vendedores.

São muitas fases de interação com leads e clientes, cada uma com objetivos diferentes, diversas habilidades exigidas para cada etapa e, muitas vezes, um longo caminho até a aquisição. Inclusive, com obstáculos.

Então, só por esses aspectos você já entende a importância de ter critério ao contratar. Porém, vale explorar mais a relação com os resultados:

  • É preciso ter um perfil ideal, com características específicas que se encaixam nas especificidades da empresa;
  • Da mesma maneira, deve-se considerar o comportamento, pois ele ditará como o vendedor se portará diante de problemas, pressão e na tomada rápida de decisão, por exemplo;
  • Acompanhar o desempenho de profissionais contratados anteriormente ajuda a identificar falhas nesse sistema e a verificar habilidades que são mais estratégicas.

Melhores práticas para contratação de vendedores: pares ou grupos?

Bom, agora que você está inteirado sobre a importância desse cuidado, deve estar se perguntando quais as melhores práticas para contratação de vendedores. Para começar a explorar a temática, que tal discutir se a atuação do time deve ser em pares ou grupos?

A resposta? Depende da realidade, tamanho e demanda da sua empresa. Fato é que um vendedor só não faz verão, então nunca tenha apenas uma pessoa na sua equipe comercial. Pares é o mínimo. Afinal, é até necessário ter uma competição saudável entre eles.

a opção por grupos deve ser feita quando a empresa possui muitos processos e etapas dentro da jornada de compras, é de médio e grande porte ou faz parte de um setor mais técnico, onde é fundamental ter vendedores com conhecimentos específicos em algumas fases.

4 melhores práticas para contratação de vendedores voltadas para a performance

Enfim, agora se chega às melhores práticas para contratação de vendedores. Aqui, você verá dicas que contribuirão diretamente para a performance. Porém, vale a pena avaliar se dentro das características específicas da sua empresa é preciso ter outros cuidados.

1) Busque fazer a contratação de vendedores em locais renomados

Contratação de vendedores_melhores práticas

Em primeiro lugar, depois de criar o perfil ideal do candidato, tome cuidado com o local onde irá buscá-lo. O melhor é utilizar ferramentas como:

  • Agências especializadas;
  • Sites de recolocação;
  • Redes sociais profissionais, como o LinkedIn;
  • Indicação de vendedores da casa ou até de pessoas da concorrência.

2) Fique atento às experiências anteriores

Na sequência, avaliar essas questões é fundamental para identificar o perfil profissional antes da contratação de vendedores. Além disso, você poderá entrar em contato com as empresas por onde ele já passou para saber mais sobre o candidato. Referências são importantes!

3) Converse pessoalmente e fale sobre sua organização

Em terceiro lugar, ao fazer a pré-seleção dos currículos, marque uma conversa. Assim, você poderá ver se o vendedor está disposto a aprender, quais são as expectativas e desejos dele e terá mais capacidade para identificar se ele está no perfil ideal.

4) Deixe claro quais são os “não-negociáveis”

Por fim, esse é um termo usado na cultura Disney que diz respeito às questões que a empresa não abre mão. Na contratação de vendedores, você deve avisá-los quais são as regras da empresa, como pontualidade, boa aparência e linguagem formal, por exemplo.

Então, finalizou seu processo seletivo e contratou os vendedores? Agora é a hora de implementar um sistema de CRM para fazer a gestão do time e aumentar a performance.

Afinal, com esse recurso você controla metas (individuais ou coletivas), acompanha métricas em tempo real, facilita a comunicação entre a equipe e com outras áreas, verifica o comportamento dos leads e muito mais.

Faça um teste gratuito do sistema de CRM da Linkseller, 100% brasileiro e feito por vendedores. Boas vendas!