Vendas

CRM de vendas: como estão os indicadores do seu time comercial?

É fundamental que a gestão esteja atenta à performance e resultados da equipe de vendas. Por isso, ter o auxílio de um CRM de vendas faz toda a diferença na rotina e acompanhamento de métricas e metas.

Afinal, a tomada de decisão e a construção de um bom planejamento comercial dependem dessa atenção.

Sem saber como está o desempenho da empresa, fica complicado criar estratégias que sejam efetivas.

Por isso, os indicadores de desempenho ou de vendas devem ser gerenciados regularmente.

Inclusive, eles devem ser um dos pilares de conversão, já que mostram exatamente o que está sendo alcançado.

Então, na sequência, você confere as principais métricas que deve seguir. Assim, poderá avaliar e melhorar a performance com a ajuda do CRM de vendas.

Boa leitura!

1) Taxa de Churn no CRM de vendas

Em primeiro lugar, embora cada empresa possa definir quais são os melhores KPIs para o seu negócio, todas precisam acompanhar a Taxa de Churn.

Dessa forma, essa é a métrica que avalia os cancelamentos dentro de um período pré-estabelecido.

Apesar de não avaliar diretamente a performance do vendedor, o churn mostra que existe alguma insatisfação com a empresa.

Assim, ela pode ser com o produto ou serviço, assim como com fatores como atendimento ou falha logística, por exemplo.

Por isso, deve ser checada no CRM de vendas e usada para tomada de decisão. Principalmente, assim que identificado onde está o problema.

2) Taxa de Conversão

CRM de vendas_métricas

Depois, a Taxa de Conversão também é um KPI universal. Independente do seu mercado ou do tamanho da empresa, ele é um dos mais importantes.

Afinal, mostra quantos contratos foram assinados com base na quantidade de oportunidades criadas pelo time de marketing e de vendas juntos.

Geralmente, o cálculo é feito da seguinte forma:

Taxa de Conversão = Total de vendas / Oportunidades geradas

Assim, para ter a porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

Porém, se você tem um CRM de vendas, nem precisa calcular, pois em poucos cliques você já acessará esse total.

Além de avaliar a eficiência da equipe, contribui para a identificação das estratégias e técnicas que funcionaram melhor.

3) Ticket Médio

Em terceiro lugar, o que os clientes gastam com a sua empresa também ajuda a aumentar as receitas.

Por isso, acompanhar o Ticket Médio contribui para a tomada de decisão e também elaboração de estratégias que aumentem esse gasto.

Inclusive, quando um lead vira cliente, avaliar o oferecimento de benefícios é uma das melhores saídas para elevar essa métrica.

Dessa forma, podem ser feitas ofertas exclusivas, oferecidos descontos progressivos ou até frete grátis na próxima compra, por exemplo.

O cálculo é simples: total de receita / quantidade de vendas. Mas, no CRM de vendas, ele já é feito automaticamente.

No software, você poderá acessar em poucos cliques essa métrica dividida por cliente ou por vendedor.

4) Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Na sequência, também vale ficar de olho no CAC. Esse KPI tem dois fatores principais que o tornam tão importante:

  • Ajuda a identificar onde a empresa está gastando mais para conquistar clientes;
  • Contribui para reduzir o custo investido na aquisição, através da otimização de recursos.

Assim, no CRM de vendas, por exemplo, a gestão conseguirá ver como estão os gastos com transporte, alimentação, telefonia e outros custos envolvidos no processo de vendas.

Lembre-se que é preciso considerar tudo: desde as ações de marketing digital até os gatos de pós-venda.

5) Ciclo de Venda

Por fim, analisar o Ciclo de Venda também é fundamental. Ele é um indicador de como o processo, como um todo, funciona.

Se a pessoa levar muito tempo do primeiro contato até o fechamento, pode ser um sinal de que há algo errado no caminho.

Além disso, quanto menor ele for, maiores serão as buscas por oportunidades e, consequentemente, as chances de aumentar o lucro.

O Ciclo de Venda também auxilia na construção e na melhoria do funil de vendas.

Qual o melhor CRM de vendas para tomada de decisão?

Por fim, saiba que sua empresa ainda poderá utilizar outros KPIs para avaliar a performance, como:

Assim, fica o convite para testar o CRM de vendas da Linkseller gratuitamente por até sete dias e sentir a diferença na produtividade e resultados.

Além disso, acompanhe as redes sociais da Linkseller e confira outras dicas para a sua produtividade e performance.

Conheça, acompanhe as métricas que viu aqui e boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]