CRM de vendas para pequenas empresas: conheça 4 benefícios

CRM de vendas

Montar uma boa estratégia comercial para pequenas empresas é importante. Mas, se você realmente quer elevar a performance, aposte em um CRM de vendas.

Afinal, mais do que um sistema, essa ferramenta contribui de fato para o estabelecimento de estratégias que ampliam os resultados.

O foco no cliente hoje é uma obrigação para aqueles negócios que querem se destacar.

Então, para oferecer uma experiência positiva, personalizada e na hora certa, é preciso investir nos recursos certos.

Prova de que o CRM de vendas deve ser a sua aposta está em uma pesquisa da Salesforce.

Feito especificamente sobre pequenas empresas, o levantamento identificou que o software pode aumentar as vendas em até 29% e a produtividade do time comercial em até 34%.

Além disso, a precisão na previsão dos resultados sobe em até 42%. Quer mais?

Segundo a Capterra, 47% das companhias analisadas em um estudo, de todos os tamanhos e setores, identificaram impacto significativo na retenção e satisfação de clientes com o uso de um CRM.

Portanto, vale a pena você conhecer na sequência os cuidados para escolher o seu sistema. Assim como, os 4 benefícios de utilizá-lo. Boa leitura!

Como escolher um CRM de vendas para pequenas empresas?

Para começar, antes de saber os benefícios do CRM de vendas para pequenas empresas, é bom conhecer os cuidados necessários para escolher o seu.

Afinal, é preciso avaliar alguns pontos essenciais para que a sua utilização traga resultados reais para a performance. Assim, considere:

  • Facilidade de uso e os recursos oferecidos. O ideal é ter um sistema simples, intuitivo e que todos da equipe consigam usar;
  • Acessibilidade. Ou seja, poder ser usado de qualquer lugar e dispositivo, em tempo real;
  • Custos de aquisição e de manutenção. Geralmente, é possível optar por um software com pagamento mensal e acessível;
  • Capacidade de personalização. Inclusive, quanto a geração de relatórios;
  • Integrações disponíveis. Então, você poderá usar apenas o CRM de vendas para gerenciar outras ferramentas que utiliza. Entre elas, redes sociais, e-mails, Zapier e Pluga, por exemplo;
  • Armazenamento em nuvem, que garante muito mais segurança aos dados inseridos no sistema e muito mais.

4 benefícios da boa escolha do CRM de vendas para pequenas empresas

CRM de vendas para pequenas empresas

Bom, agora que você conhece os pontos essenciais para avaliar na escolha do CRM de vendas para pequenas empresas, veja abaixo os principais benefícios de usar essa ferramenta como parte da sua estratégia.

1) Facilita a gestão do funil de vendas e dos leads

Em primeiro lugar, para que o funil de vendas seja otimizado e gere as melhores oportunidades, deve-se acompanhar cada lead.

Assim, se saberá o melhor momento para a abordagem e fechamento do negócio. Com o CRM de vendas, os vendedores podem chegar esse fluxo e entrar em contato na hora certa.

Além disso, por gerenciar o processo integralmente, o sistema contribui para a melhoria de produtos, serviços ou ofertas. Assim como, para a tomada de decisão com base em feedbacks e insights.

2) Automatiza tarefas

Depois, existem diversas ações repetitivas na rotina dos vendedores. Então, o software também pode automatizar boa parte delas.

Dessa forma, o comercial terá mais tempo livre para se dedicar a experiência do cliente, melhorando o atendimento, a satisfação e, consequentemente, a fidelização.

Porém, devem-se automatizar as tarefas certas para aumentar a produtividade. Como envio de e-mails e propostas, por exemplo.

Da mesma maneira, a gestão de compras e pós-venda, como controle de prazos e contratos, também fica facilitada.

3) Melhora o relacionamento e a experiência dos leads e clientes

Em terceiro lugar, O CRM de vendas para pequenas empresas reúne informações e histórico de compras e de contatos com cada lead e cliente.

Por isso, os vendedores podem ter uma visão mais clara das necessidades, comportamentos e desejos dessas pessoas.

Assim, eles saberão o que fazer para gerar mais satisfação e melhorar a experiência com a marca, produto ou serviço.

Além disso, podem-se trabalhar estratégias como ofertas personalizadas, que aumentem o Ticket Médio e a fidelização.

4) Reduz custos operacionais

Por fim, outro benefício importante do CRM de vendas está na redução de custos. Tanto com deslocamentos, alimentação quanto de recursos da empresa.

Afinal, os vendedores têm mais informações e autonomia para realizarem suas ações de maneira assertiva, reduzindo custos.

Da mesma maneira, o aumento da produtividade e a facilidade de realizar atividades simultâneas, também reduzem custos.

Inclusive, com o tempo, os processos se alinham, mantendo os resultados desejados e necessários com times muitas vezes enxutos.

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Conheça, eleve sua performance e boas vendas!