Vendas

Dia do vendedor: você merece homenagens todos os dias

Para a Linkseller, o dia do vendedor é todos os dias e não somente no dia 1º de outubro. Afinal, não existe profissão mais desafiadora e em constante transformação do que essa.

O pior é que muita gente ainda vê os vendedores como os “chatos” ou não valorizam o esforço por trás dos resultados.

Por isso, hoje será um texto diferente, dedicado a falar sobre os desafios do mercado, características necessárias para se tornar um bom vendedor e muito mais. Acompanhe na sequência!

Origem do dia do vendedor

Para começar, já que o assunto é o dia do vendedor, descubra a origem desta data. Ela foi criada no 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, em 1937, na Argentina.

O evento reuniu profissionais de diferentes setores, como vendedores externos, representantes comerciais, entre outros. Por ter sido realizado entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, o dia 1º de outubro foi eleito para celebrar a data.

No Brasil, ele homenageia a todos que trabalham com vendas, seja de produtos, serviços, conceitos ou ideias. Curiosidade: antigamente, por aqui, os vendedores que iam para as cidades de interior eram chamados de “caixeiros-viajantes”.

Evolução do trabalho comercial

Dia do vendedor_características

Hoje, a industrialização e o uso de novas tecnologias transformou o trabalho desses profissionais. Tornando possível, por exemplo, a existência do vendedor interno, que realiza todo o seu trabalho de dentro de uma organização, ou seja, remotamente.

Inclusive, a integração do comercial com outras áreas também se transformou. Tornando o dia do vendedor ainda mais importante de ser celebrado. Afinal, hoje, esse profissional atua em colaboração com setores como o marketing digital e o atendimento ao cliente.

Dessa forma, seu papel se torna ainda mais estratégico, indo além das vendas em si. Um vendedor hoje é um porta-voz, responsável, inclusive, pela imagem da empresa que ficará na mente do consumidor.

Características para se tornar um bom vendedor

Concorrentes agressivos, clientes cada vez mais exigentes, complexidade da jornada de compras maior, dinamismo. Com tantas transformações no cenário e no trabalho comercial, os vendedores também precisam se reinventar.

Por isso, as características para se tornar um bom vendedor também merecem destaque no dia do vendedor. Abaixo, foram separadas aquelas indicadas para vendedores internos e externos.

Vendedor interno:

  • Ser automotivado;
  • Ter capacidade de gerenciar seu tempo com sabedoria;
  • Buscar melhorias constantes a nível de aprendizado e estratégias;
  • Conseguir responder bem a todo tipo de perguntas, assim como a reclamações;
  • Escrever e falar bem, pois atuará enviando e-mails, mensagens via apps de mensagem, como WhatsApp, falando ao telefone e muito mais;
  • Entender sobre o nicho que atua e a organização que trabalha;
  • Saber qual é a jornada de compras do consumidor;
  • Mostrar empatia;
  • Pensar na experiência do cliente com a marca;
  • Estar aberto a novas ideias e técnicas de vendas, entre outros.

Vendedor externo:

  • Ser colaborativo;
  • Aceitar e buscar ideias inovadoras;
  • Inovar em suas técnicas de vendas;
  • Usar a versatilidade para se adaptar a situações adversas;
  • Ter empatia;
  • Saber falar com as pessoas certas e do jeito adequado;
  • Identificar as empresas, leads e clientes ideais para visitar;
  • Pensar em resultados de longo prazo;
  • Planejar bem suas apresentações de vendas;
  • Utilizar o tempo da melhor maneira para aumentar a produtividade e muito mais.

Essas são as principais características pessoais. Entretanto, para ambos, existem cuidados específicos que também são indicados, especialmente para melhorar a abordagem. Por isso, vale ressaltar no dia do vendedor aqueles que não podem falar:

A tecnologia no dia do vendedor

Por fim, como você viu, a complexidade da profissão é grande e os desafios nunca param. Então, é importante falar também sobre o papel da tecnologia e dos recursos digitais na rotina de trabalho desse profissional.

Afinal, hoje, tanto as redes sociais quanto o uso de softwares, como um CRM de vendas, são essenciais para melhorar a performance.

Dessa forma, o vendedor precisa estar em constante aprendizado, sabendo as melhores estratégias de venda para usar em cada momento de contato com os leads e clientes e em cada plataforma.

Assim como, deve acompanhar os concorrentes e novidades para chegar na hora certa, com a linguagem adequada e com a oferta certeira nos consumidores em potencial.

Por tudo isso é que a Linkseller reforça que o dia do vendedor é todo dia. Aqui, existe a preocupação e a valorização real desse profissional diariamente, o ano todo.

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]