Gestão de vendas/ Vendas

Foco no cliente: 5 estratégias de gestão de vendas

“O que podemos fazer para termos melhores serviços?”. Saiba que a resposta tem a ver com ter foco no cliente.

Afinal, são os consumidores que garantem o lucro e os resultados da companhia.

Claro, que com um esforço conjunto da gestão, do time de vendas e de todos os envolvidos na jornada de compra e atendimento.

Porém, como saber qual a melhor maneira de trabalhar com o Customer Centricity? Ou ainda, com essa cultura, mas com atenção especial aos fechamentos?

Na sequência, você confere algumas estratégias para aplicar na prática o foco no cliente e ter alta performance.

Preparado? Então, boa leitura e aprendizado!

1) Acompanhe o processo de venda para ter foco no cliente

Em primeiro lugar, está um cuidado que parece óbvio, mas que no assunto foco no cliente deve receber um olhar diferenciado.

Ao analisar a jornada de compras e o fluxo comercial, desde o primeiro contato até a efetivação do negócio, olhe para o lead.

Deixe um pouco de lado a burocracia e a preocupação com documentos e métricas, por exemplo. Abra espaço para ver e sentir o que as pessoas acham do seu produto ou serviço.

Da mesma maneira, perceba o que elas precisam, quem são, como se comportam, o que falam, entre outros. Todos esses dados são cruciais para melhoria de processos e também do atendimento.

2) Trabalhe a motivação do time comercial e de marketing

Foco no cliente_ferramentas

Depois, outro ponto importante está em saber como motivar a equipe de vendas. Afinal, é ela que faz o meio de campo da sua marca com os consumidores. São os vendedores que te representam!

Assim, quanto mais satisfeitos e reconhecidos eles se sentirem, melhor será para instituir a cultura de foco no cliente. Dessa forma, invista em ações como:

  • Ter um funil de vendas simples, objetivo e bem estruturado;
  • Estipular metas viáveis;
  • Criar formas de reconhecer os bons resultados, como comissões especiais ou prêmios, por exemplo;
  • Estabelecer uma rotina;
  • Possuir indicadores de desempenho (KPIs) claros;
  • Garantir acesso a recursos que facilitem o dia a dia, entre outros.

Porém, não se esqueça de ter o mesmo carinho e atenção com o pessoal do marketing, incluindo o digital, e do atendimento.

Inclusive, o setor de marketing é um dos mais importantes para a atração de leads qualificados e a troca de informações e feedbacks cruciais para a tomada de decisão da gestão de vendas.

O marketing com foco no cliente é capaz de aumentar e muito os resultados, quando bem feito e aliado do time comercial.

3) Invista nas ferramentas certas para ter foco no cliente

Em terceiro lugar, tanto o atendimento, quanto o marketing e o comercial, precisam ter o auxílio de diversos recursos para encantarem os consumidores.

Por isso, uma das ferramentas que não podem faltar é um sistema de CRM de vendas online. Essa aplicação ajudará na gestão de vendas e dos times envolvidos, mas também permitirá acompanhar e armazenar:

  • Cada momento de contato com o lead ou cliente;
  • Histórico de compras;
  • Feedbacks;
  • Métricas como Ticket Médio e Custo de Aquisição por Cliente (CAC), por exemplo;
  • Jornada de compras e comportamento;
  • Perfil de consumidor e muito mais.

Então, se você quer uma prova de como um software de CRM é importante, saiba que de acordo com a Capterra, 47% das empresas que usam um sistema percebem a plataforma como responsável pelo aumento na retenção e satisfação.

Ou seja, foco no cliente total! Pois, por natureza, o CRM coloca o consumidor como principal agente dos processos da empresa.

Assim, ele consegue passar informações que permitem que o time perceba e antecipe necessidades e “dores”, para agir na solução com mais eficiência.

4) Estude o cliente e esteja atualizado

Embora um sistema de CRM já vá te passar informações importantes sobre o relacionamento do consumidor com a empresa e o seu histórico, é preciso que você esteja sempre acompanhando essa pessoa.

Afinal, com o tempo as pessoas mudam comportamentos, preferências, descobrem novos problemas que você pode ajudar, entre outros.

Ou seja, ter foco no cliente também tem a ver com estar sempre prestando atenção no mercado e conferindo mudanças. Assim, sua empresa poderá se adaptar e manter a taxa de fidelização alta.

5) Tenha um time treinado e com foco no cliente

Por fim, além de estimular a cultura de Customer Centricity, tenha um planejamento de treinamentos.

Quanto mais capacitado e preparado o seu time comercial for para ter foco no cliente, melhores serão os resultados.

Inclusive, nesses cursos, palestras ou eventos, você deve incentivar as crenças e culturas organizacionais quanto ao trato com os consumidores.

Esse esforço também contribui para a motivação. Então, a gestão de vendas só tem a ganhar!

Agora, entre em ação! Transforme a sua empresa e senta a diferença nos resultados. Boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]