Gestão da equipe de vendas em home office: como fazer em 4 passos

Gestão da equipe de vendas em home office

Diversos ramos de atuação e situações podem levar a necessidade de fazer a gestão da equipe de vendas em home office.

Uma delas tem sido observada com a disseminação do Coronavírus (COVID-19) pelo mundo. Afinal, muitas empresas se viram forçadas a adotar essa modalidade de trabalho pelas autoridades locais.

Embora esse possa parecer um processo e controle complicado, com as ferramentas e cuidados certos é possível manter a saúde financeira. Então, que tal descobrir:

  • Quais são os desafios da gestão da equipe de vendas em home office;
  • 4 passos para superá-los.

Boa leitura e siga as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a contaminação na sua casa e entre seus funcionários.

Conheça os desafios da gestão da equipe de vendas em home office

Para começar, essa é uma modalidade de trabalho que tem ganhado cada vez mais adeptos. Inclusive, nos tempos de Coronavírus (COVID-19), essa possibilidade tem sido essencial para manter as empresas funcionando e reduzir os prejuízos.

Porém, a gestão da equipe de vendas em home office precisa ser feita com sabedoria e bons recursos tecnológicos. Afinal, apenas assim, será possível driblar os principais desafios desse distanciamento, como:

  • Manter o engajamento dos vendedores;
  • Garantir o foco nas metas;
  • Segurar a confiança nos gestores;
  • Gerar senso de responsabilidade;
  • Sustentar os resultados;
  • Ter um bom fluxo de comunicação;
  • Acompanhar o processo, inclusive do funil de vendas;
  • Estabelecer prazos;
  • Desenvolver critérios e avaliações, entre outros.

4 passos para fazer a gestão da equipe de vendas em home office

Gestão da equipe de vendas em home office_ferramentas

Bom, o que não faltam no mercado são ferramentas digitais que contribuem para a gestão da equipe de vendas em home office.

Entre elas, estão o Google Drive, para troca e armazenamento de arquivos, e os apps de mensagens, por exemplo, como o WhatsApp.

Outro recurso essencial está no uso das conferências de vídeo online, que podem ser feitas por aplicativos e sites como:

Entretanto, essas facilidades acabam sendo mais úteis para o controle diário ou momentâneo do que está sendo feito pelo time e para a troca de informações e dados em geral.

Porém, como verificar de fato e em tempo real as ações dos vendedores? Confira!

1) Crie um processo de vendas remoto

Em primeiro lugar, estabeleça uma rotina de trabalho para cada vendedor ou em coletivo. Assim, é preciso criar um fluxo, como, por exemplo, determinar um horário para a geração de um relatório das atividades realizadas.

Da mesma maneira, elabore metas diárias, como número de contatos ou follow-ups.

2) Tenha canais de comunicação interna para fazer a gestão da equipe de vendas em home office

Além de determinar um fluxo, use canais de comunicação interna, como grupos de WhatsApp exclusivos e integrações como as oferecidas pela Pluga.

Nesses locais, você poderá criar diferentes frentes de troca de mensagens com equipes distintas ou até divididas de acordo com o projeto.

Assim, a troca de informações é rápida, além de ser um ambiente seguro, pois o acesso é mediante login e senha de pessoas cadastradas.

3) Dê liberdade, mas esteja disponível

Em terceiro lugar, em tempos de gestão da equipe de vendas em home office, lembre-se de dar autonomia para a tomada de decisão por parte do time.

Porém, também se coloque à disposição para responder mensagens, tirar dúvidas ou até entrar no “jogo” para fechar alguma negociação. Saber que possuem esse apoio gera confiança nos vendedores.

4) Aposte em um CRM de vendas

Por fim, ao ter um sistema de CRM a gestão da equipe de vendas em home office fica muito mais fácil.

Afinal, nesse tipo de plataforma você encontra tudo o que precisa para acompanhar a jornada de compra e os resultados dos vendedores (coletivos e individuais).

Aliás, em um CRM de vendas você encontra as três ferramentas que viu acima, através de integrações, e ainda tem acesso a:

  • Mensagens via WhatsApp;
  • Modelos de e-mails para envio dentro do funil de vendas;
  • Campos personalizados;
  • Segmentação de clientes;
  • Atualizações em tempo real;
  • Ranking de vendedores e muito mais.

Não se esqueça, para a gestão é obrigatório ter um sistema que seja simples de usar e de adaptação rápida. Além disso, é essencial que ele mostre facilmente os resultados e métricas comerciais para aprimorar o acompanhamento.

Tenha todos os dados fundamentais para a tomada de decisão em um só lugar com a ferramenta da Linkseller. Empresa 100% brasileira, criada por vendedores para vendedores e gestores e que cria apps e integrações focados no mercado brasileiro.

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