Integração entre a Pluga e a Linkseller

Mais uma novidade na Linkseller, agora temos a integração entre a Pluga e a Linkseller, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas.

Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use sistemas diferentes.

E com isso existe a necessidade de fazer a integração entre esses sistemas, para poder automatizar processos, o que normalmente é feito através de uma API.

A API, é uma interface que permite a manipulação de dados de um sistema, mas para isso é preciso analisar e entender o que pode ser feito com a API oferecida, e por isso normalmente é preciso de um programador para fazer esse processo.

E como cada sistema tem um estrutura única de dados, é preciso “vincular os dados” entre os dois sistemas. Por exemplo o campo “Nome do sistema A”, representa o campo “Nome da Pessoa no sistema B”. E esse processo precisa ser feito para cada campo que deseja ser automatizado.

Considerando toda essa complexidade (e necessidade de um programador) foram criados ferramentas para fazer isso de uma forma simples, como a Pluga – https://pluga.co

O que é a Pluga?

A Pluga permite que você crie integrações entre dois sistemas, sem precisar desenvolver uma única linha de código, já que isso é feito pelo painel deles em poucos cliques.

De acordo com um de seus fundadores, Marcus Ribeiro:

“A maioria dos empreendedores perde um tempo precioso em tarefas repetitivas no dia-a-dia. Eles copiam e colam informações, conferem dados, conciliam o extrato. Pode ser um trabalho danado! Nós queremos ajudá-los a focar no que realmente importa, o estratégico do business”.

Veja esse vídeo explicando o que é e como ela funciona:

Planos e preços da Pluga

A Pluga oferece um plano gratuito que limita em 3 automações e 100 eventos por mês. Caso a sua empresa precise mais do que isso, confira a tabela de preços deles.

Nota: Algumas automações de certos sistemas são Premium, ou seja não podem ser usados no plano free. Porém, você pode testá-las gratuitamente dentro do período de Trial – de 7 dias.

Como funciona

Na pluga ( assim como outros sistemas desse segmento ), uma automação é apenas um fluxo “De/Para”, indicando que ao ocorrer um evento no “Sistema A” os dados desse evento devem ser enviados para o “Sistema B”.

Ou seja cada sistema possuem eventos cadastrados na Pluga, que são usados para enviar ou receber dados. E por isso podem existir certas funcionalidades que não estão disponíveis, ou integrações que não são compatíveis (por tratarem de dados diferentes) .

Na Linkseller atualmente temos os seguintes eventos disponíveis para serem usados.

Enviar dados para outro sistema quando:

  • Uma oportunidade for criada
  • Uma oportunidade for ganha
  • Uma oportunidade for perdida

Receber os dados de outro sistema e:

  • Criar uma oportunidade para uma Organização
  • Criar uma oportunidade para uma Pessoa

E assim como nós oferecemos esses eventos, cada sistema possui a sua lista de eventos. Por isso é preciso verificar na Pluga a lista de automatizações disponíveis para confirmar o que é possível fazer, veja mais detalhes sobre isso abaixo.

Como usar a Linkseller na Pluga ?

Para fazer automações entre a Linkseller e outros sistemas pela Pluga é muito simples, basta acessar a lista com todas as automações disponíveis em:

https://pluga.co/ferramentas/linkseller/

Nessa tela será exibido todas as automações disponíveis com o nosso sistema. Veja na imagem:

Integração entre a Pluga e a Linkseller - Como usar passo 1

 

Para localizar rapidamente um sistema específico. Na esquerda há os nomes dos sistemas que temos alguma automação, basta clicar no nome do sistema, para filtrar os resultados. Veja:

Integração entre a Pluga e a Linkseller - Como usar passo 2

Então será exibido as automações que podem ser feitas entre a Linkseller e o sistema escolhido. Sendo que o titulo de cada uma é exatamente o objetivo dela, por exemplo: “A cada oportunidade criada na Linkseller, adicionar uma nova linha no Excel”.

Após encontrar a automação desejada, basta clicar nela, que será exibida uma tela com mais informações sobre ela.

Em seguida, clique no botão “Fazer essa automatização” para iniciar o processo, onde será exibido um passo a passo.

Sendo que o primeiro passo a ser feito é permitir que a Pluga possa acessar a Linkseller e o sistema escolhido.

Autorizar acesso a Linkseller

Para que a Pluga possa acessar a Linkseller, é preciso informar uma chave de acesso, que no caso chamamos de “Token da API“.

Esse token pode ser obtido pelo menu que é exibido ao clicar no seu nome, e então acessando a opção API. Veja:

Integração entre a Pluga e a Linkseller - Como usar passo 5

Na tela exibida basta clicar no botão Copiar Token, e então na Pluga, basta colar o token, e clicar no botão Conectar. Veja:

Integração entre a Pluga e a Linkseller - Como usar passo 3

Mapeando os dados

Após ter se conectado na Linkseller e no sistema desejado, o segundo passo é  fazer o mapeamento dos campos, ou seja fazer um “DE/PARA”.

A Pluga já faz esse processo para vários campos, mas pode ser necessário escolher manualmente certos campos, ou caso queria incluir outro campo.

Para isso basta clicar no botão “Inserir infos”. Veja na imagem:

Integração entre a Pluga e a Linkseller - Como usar passo 4

Finalizar automatização

Após confirmar o mapeamento dos campos, é só clicar em “Finalizar automatização” e pronto! Sua integração entre Linkseller e o sistema desejado foi criada. E com isso a Pluga irá verificar de tempos em tempos se há uma novo dado e executar a automação.

Conclusão

Viu só como é fácil criar uma integração usando a Pluga? Dá só uma olhadinha em alguns processos que você pode automatizar na sua empresa:


Nota: Todos os usuários cadastrados na Linkseller podem usar as automatizações da Pluga. Mas nos dados que são retornados é aplicado as permissões e hierarquia configuradas. Ou seja uma automação pode ocorrer de nunca ser executada, pois não há nenhum dado.

Não achou o sistema que estava procurando ?

Caso não tenha encontrado dentro da Pluga o sistema que deseja automatizar com a Linkseller, veja nossas outras integrações, e nossa integração com o Zapier.

Ou então entre em contato conosco, para vermos como podemos lhe ajudar.

Comentários