Stack Completo/ Vendas

Integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas.

Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use sistemas diferentes.

E com isso existe a necessidade de fazer a integração entre esses sistemas, para poder automatizar processos, o que normalmente é feito através de uma API.

A API, é uma interface que permite a manipulação de dados de um sistema, mas para isso é preciso analisar e entender o que pode ser feito com a API oferecida, e por isso normalmente é preciso de um programador para fazer esse processo.

E como cada sistema tem um estrutura única de dados, é preciso “vincular os dados” entre os dois sistemas. Por exemplo o campo “Nome do sistema A”, representa o campo “Nome da Pessoa no sistema B”. E esse processo precisa ser feito para cada campo que deseja ser automatizado.

Considerando toda essa complexidade (e necessidade de um programador) foram criados ferramentas para fazer isso de uma forma simples, como a Pluga – https://pluga.co

O que é a Pluga?

A Pluga permite que você crie integrações entre dois sistemas, sem precisar desenvolver uma única linha de código, já que isso é feito pelo painel deles em poucos cliques.

De acordo com um de seus fundadores, Marcus Ribeiro:

“A maioria dos empreendedores perde um tempo precioso em tarefas repetitivas no dia-a-dia. Eles copiam e colam informações, conferem dados, conciliam o extrato. Pode ser um trabalho danado! Nós queremos ajudá-los a focar no que realmente importa, o estratégico do business”.

Veja esse vídeo explicando o que é e como ela funciona:

Planos e preços da Pluga

A Pluga oferece um plano gratuito que limita em 3 automações e 100 eventos por mês. Caso a sua empresa precise mais do que isso, confira a tabela de preços deles.

Nota: Algumas automações de certos sistemas são Premium, ou seja não podem ser usados no plano free. Porém, você pode testá-las gratuitamente dentro do período de Trial – de 7 dias.

Como funciona

Na pluga ( assim como outros sistemas desse segmento ), uma automação é apenas um fluxo “De/Para”, indicando que ao ocorrer um evento no “Sistema A” os dados desse evento devem ser enviados para o “Sistema B”.

Ou seja cada sistema possuem eventos cadastrados na Pluga, que são usados para enviar ou receber dados. E por isso podem existir certas funcionalidades que não estão disponíveis, ou integrações que não são compatíveis (por tratarem de dados diferentes) .

No Ramper Pipeline atualmente temos os seguintes eventos disponíveis para serem usados.

Enviar dados para outro sistema quando:

  • Uma oportunidade for criada
  • Uma oportunidade for ganha
  • Uma oportunidade for perdida

Receber os dados de outro sistema e:

  • Criar uma oportunidade para uma Organização
  • Criar uma oportunidade para uma Pessoa

E assim como nós oferecemos esses eventos, cada sistema possui a sua lista de eventos. Por isso é preciso verificar na Pluga a lista de automatizações disponíveis para confirmar o que é possível fazer, veja mais detalhes sobre isso abaixo.

Como usar o Ramper Pipeline na Pluga ?

Para fazer automações entre o Ramper Pipeline e outros sistemas pela Pluga é muito simples, basta acessar a lista com todas as automações disponíveis clicando aqui.

Nessa tela será exibido todas as automações disponíveis com o nosso sistema. Veja na imagem:

Para localizar rapidamente um sistema específico. Na esquerda há os nomes dos sistemas que temos alguma automação, basta clicar no nome do sistema, para filtrar os resultados. Veja:

Então será exibido as automações que podem ser feitas entre o Ramper Pipeline e o sistema escolhido. Sendo que o titulo de cada uma é exatamente o objetivo dela, por exemplo: “A cada oportunidade criada no Ramper Pipeline, adicionar uma nova linha no Excel”.

Após encontrar a automação desejada, basta clicar nela, que será exibida uma tela com mais informações sobre ela.

Em seguida, clique no botão “Fazer essa automatização” para iniciar o processo, onde será exibido um passo a passo.

Sendo que o primeiro passo a ser feito é permitir que a Pluga possa acessar o Ramper Pipeline e o sistema escolhido.

Autorizar acesso o Ramper Pipeline

Para que a Pluga possa acessar o Ramper Pipeline, é preciso informar uma chave de acesso, que no caso chamamos de “Token da API“.

Esse token pode ser obtido pelo menu que é exibido ao clicar no seu nome, e então acessando a opção API. Veja:

Na tela exibida basta clicar no botão Copiar Token, e então na Pluga, basta colar o token, e clicar no botão Conectar. Veja:

Mapeando os dados

Após ter se conectado no Ramper Pipeline e no sistema desejado, o segundo passo é  fazer o mapeamento dos campos, ou seja fazer um “DE/PARA”.

A Pluga já faz esse processo para vários campos, mas pode ser necessário escolher manualmente certos campos, ou caso queria incluir outro campo.

Para isso basta clicar no botão “Inserir infos”.

Finalizar automatização

Após confirmar o mapeamento dos campos, é só clicar em “Finalizar automatização” e pronto! Sua integração entre Ramper Pipeline e o sistema desejado foi criada. E com isso a Pluga leva uma média de 15 minutos para processar os eventos. Ou seja, a cada vez que o gatilho na origem é acionado, a Pluga vai executar a ação dentro de 15 minutos.

Conclusão

Viu só como é fácil criar uma integração usando a Pluga? Dá só uma olhadinha em alguns processos que você pode automatizar na sua empresa:


Nota: Todos os usuários cadastrados no Ramper Pipeline podem usar as automatizações da Pluga. Mas nos dados que são retornados é aplicado as permissões e hierarquia configuradas. Ou seja uma automação pode ocorrer de nunca ser executada, pois não há nenhum dado.

Não achou o sistema que estava procurando ?

Caso não tenha encontrado dentro da Pluga o sistema que deseja automatizar com o Ramper Pipeline, veja nossas outras integrações, e nossa integração com o Zapier.

Ou então entre em contato conosco, para vermos como podemos lhe ajudar.

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]

Uma das etapas do processo de vendas, e a mais importante após a qualificação, é a demonstração de produto ou demo, para os mais íntimos. Ela é considerada como “isca” para contextualizar a dor, necessidade e realidade do lead à sua solução. Entretanto, uma boa demonstração de produto depende de outros fatores que vão da […]