Negócios e Gestão

Leads qualificados: o que são, importância e 3 formas de gerar

As principais oportunidades de negócios surgem pelo entendimento do que são leads qualificados, como conquistá-los e identificá-los.

Da mesma forma, passa pelo conhecimento da sua importância para a área de vendas. Então, na sequência você encontra os seguintes tópicos:

  • O que são leads qualificados;
  • Sua importância para as vendas e a performance;
  • 3 formas de gerar leads qualificados;
  • Como um CRM pode ajudar a qualificar leads.

Além disso, lembre-se que na Linkseller você encontra uma ferramenta completa para aumentar sua taxa de conversão e auxiliar na gestão de leads.

Afinal, ganhar tempo sempre significará ter maiores chances de ganhar dinheiro e é exatamente isso que um sistema de CRM pode oferecer. Boa leitura!

O que são leads qualificados

Embora a captação do maior número possível de leads seja fundamental para as vendas, não é em todos eles que os esforços do time comercial devem ser investidos.

Assim, seja pelo fato do possível cliente não estar pronto para comprar ou por ele não ter um interesse real na oferta, por exemplo, é preciso filtrar os contatos e investir apenas naqueles leads qualificados. Ou seja, nas pessoas que possuem maior potencial de compra do produto ou serviço.

Portanto, pode-se dizer que a qualificação deve considerar quem está mais próximo do fechamento, separando-os daqueles que ainda precisam aprofundar seu interesse.

Além disso, também podem ser entendidos como leads qualificados aqueles que possuem o perfil ideal para consumir o que é oferecido pela empresa.

Importância dos leads qualificados para as vendas e a performance

Leads qualiicados_como gerar

Então, resumidamente, os leads qualificados são essenciais para otimizar o tempo dos vendedores. Afinal, quando se deparam com “contatos quentes” eles podem investir seus esforços neles, ampliando as chances de fechamento.

Afinal, as vendas são a base da existência de qualquer empresa. Porém, além disso, a qualificação e identificação dessas pessoas contribuem para:

  • Reduzir a Taxa de Churn;
  • Melhorar o processo de pré-vendas;
  • Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Gerar mais informações sobre o perfil do consumidor, ou seja, contribui para a segmentação;
  • Identificar particularidades e características em comum nos leads, como canais de comunicação e pesquisa mais usados, por exemplo;
  • Aumentar a assertividade comercial;
  • Eliminar objeções já nos primeiros contatos, entre outros.

3 formas de gerar leads qualificados

Agora que você está mais preparado para entrar em ação e gerar leads qualificados, na sequência foram separados 3 passos básicos para esse processo.

1) Faça um bom planejamento

Em primeiro lugar, depois de criar o perfil ideal de cliente, é preciso entender a jornada de compra do consumidor.

Com ela estabelecida, planeje cada etapa, conteúdo e ação de conversão. Sendo assim, é fundamental incluir nesse planejamento:

  • Postagens em blogs e redes sociais, inclusive vídeos no Youtube, assim como sua periodicidade. Ações de Inbound Marketing em geral são bem-vindas;
  • Passos que os vendedores devem seguir, incluindo o funil de vendas;
  • Definir os processos que podem ser automatizados para se transformarem em máquinas de vendas e conversão, entre outros.

2) Tenha um Sales Development Representative (SDR)

Acima de tudo, essa é uma figura que tem papel fundamental na geração de leads qualificados. Isso ocorre pelo fato de ele ser um profissional de vendas especializado em identificar os contatos que têm mais chance de retorno.

Além de atuar na qualificação, ele também vai atrás dos clientes certos, melhorando as estratégias de captação.

3) Fale a língua do consumidor e aprenda técnicas de Neurovendas

Em terceiro lugar, mais do que entender quem é o lead, para garantir que eles sejam qualificados é preciso estreitar o relacionamento. Uma das formas é usando linguagem simples e entendendo o que motiva o consumo.

Por isso, além de adequar a fala, inclusive para os diferentes canais de contato, é indicado que o time comercial aprenda técnicas de Neurovendas. Afinal, hoje já está mais que comprovado que o cérebro tem papel crucial na tomada de decisão.

Como um CRM pode ajudar a qualificar leads

Por fim, o uso de um sistema de CRM é fundamental para gerar leads qualificados, especialmente no processo de pré-venda.

Afinal, ele agrega informações que conseguem evitar a criação de oportunidades fake e que só enchem o pipeline, falseando a previsão real de vendas.

Além disso, na ferramenta da Linkseller, você tem acesso a dados e recursos como:

  • Etapas do funil de vendas;
  • Metas individuais e coletivas;
  • Métricas, como Taxa de Conversão e Ticket Médio, por exemplo;
  • Criação de formulários para campanhas online;
  • Modelos de mensagens;
  • Integração com redes sociais e muito mais.

Então, conheça aqui todos os recursos e faça um teste grátis por até sete dias. Dessa forma, você começa a ter em mãos as informações que precisa para gerar leads qualificados hoje mesmo. Boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]