Melhor CRM para pequenas empresas: 3 dicas para escolher o seu

Melhor CRM para pequenas empresas

“Como aumentar minhas vendas?”. Se essa é uma pergunta comum na sua empresa, chegou ao lugar certo. Aqui, você conhecerá o melhor CRM para pequenas empresas.

Além disso, verá dicas sobre os cuidados que deve ter para escolher o sistema ideal para o seu negócio. Porém, outros pontos importantes também serão abordados na sequência:

  • O que é um CRM de vendas;
  • Quais são as vantagens desse sistema;
  • Importância de escolher o melhor CRM para pequenas empresas;
  • 3 dicas para acertar na aquisição.

Entretanto, inicie a leitura tendo em mente que a decisão de usar uma plataforma voltada para vendas terá um impacto direto no processo comercial.

Por isso, tanto a sua empresa quanto o time de vendedores precisarão estar prontos para essa transformação.

O que é um CRM de vendas

Em primeiro lugar, você deve entender que o relacionamento com leads e clientes é, mais do que nunca, essencial para o sucesso de um negócio.

Dessa forma, entendendo o público, suas necessidades e comportamentos, por exemplo, é possível investir na experiência do consumidor.

Esse é um cuidado que levará à fidelização, à indicação e, consequentemente, aos lucros. Assim, é fundamental ter uma cultura interna de Customer Centricity, voltada para o Customer Success.

Então, investir no melhor CRM para pequenas empresas te dará condições de administrar tudo isso de maneira rápida e fácil.

Explicados esses pontos, segue-se para o conceito. Portanto, Customer Relationship Management ou CRM diz respeito à estratégia que coloca o cliente no foco das atividades da organização.

Porém, quando se fala em CRM de vendas, foca-se nesse cuidado voltado para a performance, ou seja, o lucro.

Entenda bem: o consumidor é sempre a base, mas sua experiência e satisfação visam a fidelização e, consequentemente, o aumento dos resultados.

Além disso, já que a tecnologia é uma aliada importante dos mercados atuais, essa estratégia pode ser aplicada com o auxílio dos sistemas ou softwares de CRM.

Assim, eles automatizam tarefas e oferecem diversas vantagens que você conhece abaixo.

Quais são as vantagens de um sistema de CRM

Melhor CRM para pequenas empresas_dicas

Para começar, o melhor CRM para pequenas empresas ajudará a ter um histórico de cada contato com o lead ou cliente, além de automatizar tarefas.

Porém, os benefícios vão além e incluem:

  • Contribui para a construção do funil de vendas;
  • Registra compras, Ticket Médio e outras métricas importantes para a tomada de decisão;
  • Ajuda a estipular metas e a acompanhá-las de forma individual ou coletiva;
  • Extingue a perda de dados, já que é 100% online, com backup em nuvem;
  • Permite a atualização de informações e acompanhamento em tempo real;
  • Fortalece o relacionamento;
  • É personalizável, ou seja, se adéqua facilmente à realidade da empresa;
  • Possui atalhos para iniciar contatos, como mensagens pré-programadas e links de WhatsApp;
  • Oferece o acompanhamento de e-mails e mensagens abertos;
  • Tem integração com outros sistemas, como Zapier e Pluga, entre outros recursos.

Porém, atente-se que descobrir qual é o melhor CRM para pequenas empresas envolve responder algumas questões relacionadas ao seu negócio.

Assim, entre elas estão: quais os diferenciais, o que precisa melhorar na jornada de compra do consumidor, qual o feedback dos vendedores e o que eles necessitam e etc.

Afinal, o CRM precisa oferecer os recursos necessários e adequados para a realidade da organização, oferecendo solução. Então, pronto para as dicas?

3 dicas para escolher o melhor CRM para pequenas empresas

Então, é chegada a hora de saber quais são os cuidados necessários para escolher o melhor CRM para pequenas empresas para o seu negócio. Confira na sequência!

1) Faça um teste gratuito

Em primeiro lugar, muitas empresas de CRM oferecem a possibilidade de fazer testes gratuitos e sem compromisso para que você conheça a plataforma.

A Linkseller, por exemplo, é uma das organizações especializadas em vendas que tem esse recurso. Aproveite a oportunidade para explorar a ferramenta e ver se ela realmente atende suas necessidades.

2) Confira os planos disponíveis para escolher o melhor CRM para pequenas empresas

Depois, esteja atento aos pacotes disponibilizados. Geralmente, é indicado a contratação do SaaS (Software as a Service), onde você não precisará pagar por cada usuário.

Esse tipo de assinatura costuma ser por plano mensal e o acesso é feito 100% online, sendo mais econômico, pois você gerencia os cadastros sem pagar mais por isso.

3) Pense na acessibilidade

Também é importante pesar o quão acessível é a plataforma. Por isso, verifique se o melhor CRM para pequenas empresas oferece app para o celular, suporte especializado e geolocalização, por exemplo.

Da mesma maneira, verifique a existência de recursos importantes como relatórios personalizados e até de um assistente virtual de vendas (chatbot).

Agora, coloque essas três dicas básicas em prática, comece a sua pesquisa e invista nessa ferramenta. Afinal, sua performance depende disso. Boas vendas!