Vendas

Metas de vendas: 7 segredos para alcançá-las e aumentar a performance

Não tem discussão, sem lucro, nenhuma empresa sobrevive. Por isso, é essencial estabelecer metas de vendas (compatíveis com a realidade, claro) e ter os recursos necessários para alcançá-las.

Porém, é comum que as empresas, especialmente quando estão em crescimento, tenham dificuldade na definição dos objetivos comerciais. Por isso, neste artigo, você confere:

  • Como estabelecer metas de vendas;
  • 7 segredos para atingi-las.

Pronto? Então, leia até o final e aproveite para aprimorar seu processo comercial e aumentar sua performance.

Como estabelecer metas de vendas

Primeiramente, vale a pena explicar uma diferença importante entre metas e métricas. Afinal, muitas pessoas ainda confundem as duas.

Embora elas sejam interligadas, metas de vendas é aonde se quer chegar nos resultados e as métricas dizem o que, de fato, se está conquistando.

Portanto, são as métricas que precisam ser acompanhadas para determinar as metas, de forma que elas sejam tangíveis e não “matem” a equipe de vendas.

Entendida essa relação, o processo ideal para defini-las é:

  • Estudar o mercado: dessa forma, entenda o nicho. Veja quem são seus concorrentes, o que fazem, o que dá certo ou é um tiro no pé, avalie o crescimento do segmento, analise e determine o perfil do público-alvo e por aí vai. Um bom recurso para isso é avaliar os dados fornecidos pelas associações, como a ABCOMM e a ABCOMÉRCIO e órgãos oficiais;
  • Estabelecer os indicadores: eles serão relacionados à saúde financeira. Se estiver favorável, as metas de vendas terão o intuito de ampliá-la. Já, se for uma fase de crise, elas devem revertê-la;
  • Mensurar a capacidade de entrega: a partir do momento que se quer vender mais, se deve ter estrutura para garantir as entregas. Por isso, estabeleça os objetivos de acordo com a realidade.

Por fim, uma questão importante é pensar nos vendedores. Então, vale reforçar que as metas devem ser criadas para motivá-los e considerando o bem-estar deles. Empatia também vale para o ambiente corporativo.

7 segredos para atingir as metas de vendas

Metas de vendas_segredos

Bom, agora chegou a hora de sair da inércia e descobrir alguns caminhos para chegar a performance que você deseja. Confira!

1) Crie metas individuais

Em primeiro lugar, os vendedores não têm o mesmo desempenho, nem estão no seu máximo o tempo todo. Por isso, além de criar objetivos gerais, estabeleça metas individuais. Dessa forma, cada um terá um motivador a mais para fazer o seu papel.

2) Estipule também goals diários para alcançar metas de vendas

Além dos objetivos individuais e coletivos, uma boa saída é criar uma rotina de trabalho que facilite o caminho. Assim, vale estipular a quantidade de visitas, ligações, captação ou até de fechamentos por dia. Inclusive, a prospecção deve ser o máximo possível, pois se ampliam as chances de sucesso.

3) Acompanhe os resultados

Da mesma maneira, crie um período para avaliação do que está sendo alcançado. Para muitas empresas, por exemplo, há o fechamento no final do dia para avaliar se é necessário alterar algo no processo.

Para outras, uma avaliação semanal ou quinzenal já basta. Porém, o acompanhamento deve ser constante. Afinal, as metas geralmente são estabelecidas para o período mensal ou semestral.

4) Avalie e melhore o processo comercial

Similarmente, ao acompanhar as métricas de perto, você terá em mãos informações importantes para a tomada de decisão. Elas poderão, por exemplo, te dar a noção de que é possível encurtar ou melhorar a jornada de compra.

Inclusive, os números te dirão o que dá certo, o que precisa ser mudado e também ajudarão a criar ofertas especiais e até a desenvolver novos produtos ou serviços.

5) Qualifique seus leads

Aqui, entra o cuidado com a análise dos leads que realmente estão prontos para comprar o produto ou serviço.

Dessa forma, aposte na contratação do Sales Development Representative (SDR), um vendedor especializado em captação, qualificação e busca pelas melhores chances fechamento. Além disso, faça limpezas periódicas na pipeline para eliminar oportunidades vazias.

6) Peça indicações

Você com certeza já ouviu falar que um cliente satisfeito é capaz de gerar muitas vendas extras. Por isso, aproveite os fãs para solicitar indicações.

Comumente, elas serão de pessoas com perfil semelhante, aumentando a captação de leads qualificados e ampliando as oportunidades de fechamento, contribuindo para o alcance das metas de vendas.

7) Invista em tecnologia, como um sistema de CRM

Enfim, avalie também a inclusão de ações como estratégias de outbound, simplificar apresentações, fazer treinamentos, mas, acima de tudo, invista em tecnologia.

Além de ajudar os vendedores a otimizarem seu tempo, um sistema de CRM tem vantagens para todos, tanto gestão quanto comercial. Com a plataforma da Linkseller, por exemplo, você acompanha métricas em tempo real, agiliza a comunicação entre o time, estabelece metas e muito mais.

Então, faça uma avaliação gratuita por sete dias, sinta a diferença e alcance suas metas de vendas com facilidade!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]