MQL e SQL: o que é e 3 dicas para elevar a sua taxa de conversão

MQL e SQL

Indo direto ao ponto: MQL e SQL são dois conceitos que você precisa entender para melhorar suas vendas. Afinal, eles têm relação direta com as oportunidades criadas e fazem parte do funil de vendas.

Além disso, são responsáveis por elevar a taxa de conversão e os resultados no geral. Então, na sequência você confere:

  • O que é MQL e SQL;
  • 3 dicas para elevar a sua taxa de conversão.

Porém, antes de iniciar sua leitura, fica o convite para conhecer a Linkseller, um sistema de CRM 100% brasileiro.

Aliás, é graças a essa ferramenta que você pode aprofundar as técnicas e estratégias de vendas, aplicando de forma mais efetiva o trabalho com o MQL e SQL.

Esse tipo de recurso pode ser usado para pequenas e médias empresas, que desejam um sistema fácil de usar, versátil e focado em aumentar os resultados.

Agora sim, leia até o final e boas vendas!

O que é MQL e SQL

Para começar, todo lead, ou seja, contato capturado por uma empresa precisa ser qualificado. Dessa forma, será possível definir diversas questões sobre essas pessoas, como:

– Se ela possui o perfil ideal de cliente para consumir o produto;

– Se está pronta para a aquisição.

Então, é exatamente nessa separação dos leads que entram os conceitos de MQL e SQL.

Portanto, o Marketing Qualified Lead é o primeiro caso. Assim, é um consumidor ideal, que tem consciência sobre a sua necessidade e está buscando qual será a melhor solução para ela.

Nessa situação, é essencial trabalhar o relacionamento e aumentar as interações com o time de Marketing. Porém, é preciso ter cuidado com os canais utilizados e com a qualidade do conteúdo, já que, nesse caso, é necessário que ele seja aprofundado.

Na sequência, será dessa forma, que ele se transformará efetivamente em um cliente, ou um Sales Qualified Leads. Assim, já fica claro a diferença entre MQL e SQL, sendo estes últimos os leads que estão realmente inclinados a concluir a compra com a sua empresa.

Entretanto, para que a proposta seja aceita e a aquisição efetivada, é preciso que a equipe de vendas entre em cena. Da mesma maneira, deve-se definir exatamente qual é a oferta que será feita, levando-se em consideração o perfil e a necessidade do lead.

Então, quanto maior o número de SQL, maior também será a chance de aumentar as vendas. Dessa forma, conheça abaixo algumas dicas para nutrir MQLs e garantir mais SQLs ao final do processo de vendas.

3 dicas para usar o MQL e SQL a seu favor

MQL e SQL_dicas

Em primeiro lugar, antes de colocar em prática as dicas, entenda que a nutrição de leads tem tudo a ver com investir em relacionamento. Sendo assim, a sua primeira preocupação deve ser sempre com o entendimento do perfil dessas pessoas. Ou seja, monte uma persona. Depois, siga com as técnicas abaixo.

1) Elabore um sistema de qualificação eficiente para o MQL e SQL

Dessa forma, você irá construir o caminho que o lead seguirá desde sua captação até se tornar um SQL. Então, é preciso:

  • Construir uma estratégia de conteúdo baseada na persona;
  • Nutrir os leads pelos canais adequados e com os temas e profundidade de conteúdo certos;
  • Usar linguagem apropriada;
  • Entender o comportamento esperado do consumidor em cada etapa do processo e acompanhá-lo;
  • Compreender a jornada de compras para poder comparar reações e melhorar o caminho até o fechamento.

2) Use ações de vendarketing

Em segundo lugar, esse é um termo cada vez mais utilizado para se referir as atividades coletivas necessárias para a venda. Afinal, dentro do MQL e SQL existem diversas áreas da empresa envolvidas, principalmente Marketing e Vendas.

Então, ambos contribuem para a melhoria de processos e aquisição de informações e leads. Esse trabalho conjunto torna o caminho de captação e retenção eficiente. Portanto, invista no relacionamento entre áreas e crie ações de alinhamento e colaboração.

3) Invista em um sistema de CRM para nutrir o MQL e SQL

Por fim, usar as ferramentas certas para acompanhar o trajeto dos leads dentro do sistema de qualificação e do funil de vendas é essencial. Entre elas estão plataformas de automação de marketing, porém o recurso mais completo é um CRM. Afinal, nele se reúnem diversas aplicações, através de integrações, como o Zapier e o Pluga.

Dessa forma, dentro do sistema de CRM da Linkseller você encontra, entre outras funções:

  • Segmentação de leads;
  • Relatórios completos;
  • Inclusão de informações sobre os leads e follow-ups, por exemplo, em tempo real e 100% online;
  • Acompanhamento de metas individuais e coletivas.

Conheça todos os diferenciais aqui e faça um teste gratuito por até sete dias, sem compromisso. Assim, você começa hoje mesmo a aumentar sua taxa de conversão, trabalhando o MQL e SQL do jeito certo!