O que é o Zapier e como ele funciona

Descubra nesse artigo o que é o Zapier, e como ele funciona, e veja como ele pode ele pode ajudar a automatizar os processos da sua empresa.

Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em solucionar problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use sistemas diferentes. E com isso existe a necessidade de fazer a integração entre esses sistemas, para poder automatizar processos, o que normalmente é feito através da API de um sistema.

A API, é uma interface para manipular os dados de um sistema, mas é preciso de um programador, para poder consumir essa API, já que cada sistema tem o seu próprio formato de dados, e por isso é preciso analisar e converter os dados de um formato para o outro.

Considerando essa complexidade (e necessidade de um programador) foram criadas ferramentas para fazer isso de uma forma simples, como o Zapier – https://zapier.com/

O que é o Zapier?

Uma forma simples de responder a dúvida o que é o Zapier, seria “ele é uma ferramenta para automação entre 2 sistemas”.

E isso na pratica quer dizer que ele permite que qualquer pessoa, com apenas alguns cliques, automatize processos manuais.

Ele já possui mais de 1.400 sistemas integrados (e cada mês esse numero aumenta), que podem ser visualizados em:

https://zapier.com/apps/integrations/?minimal=true

Como funciona o Zapier?

O que é o Zapier e como ele funciona - Integrações

O Zapier chama a automação entre dois sistemas de “Zap“.

Que de forma simplificada é um processo indicando de onde sairá o dado, ou seja qual o Evento (chamado de Trigger) e para onde ele será enviado, a Ação (chamado de Action).

Com isso, a criação de um Zap, nada mais é do que definir um fluxo “De/Para”, indicando que ao adicionar um registro na tela no “Sistema A” irá usar uma Trigger, e assim enviar esse registro para o “Sistema B”, através de uma Action.

Alguns exemplos práticos de como isso pode ser usado:

– Ao adicionar uma pessoa na Linkseller, enviar ela para uma lista de e-mail do Mailchimp

– Ao adicionar uma tarefa na Linkseller, enviar ela para a sua Agenda do Google (Google Calendar)

– Ao receber um lead na RD Station, adicionar ele como uma pessoa na Linkseller

– Ao ganhar uma oportunidade na Linkseller, enviar ela para uma Planilha do Google

– Ao perder uma oportunidade na Linkseller, enviar ela para uma Planilha do Google

Como cada sistema no Zapier, tem várias Triggers e Actions é possível fazer muitas automações (Zaps), para simplificar os processos da sua empresa.

Planos e preços do Zapier

Agora que você já entendeu o que é o Zapier, e quer usa-lo na pratica é importante conhecer os planos e preços dele, para saber como ele pode atender a sua empresa.

O Zapier oferece um plano gratuito, que limita em 5 Zaps, e 100 execuções(tasks) por mês, caso a sua empresa precise mais do que isso, confira a tabela de preços deles.

Nota: Alguns Triggers e Actions de certos sistemas são Premium, ou seja não podem ser usados no plano free.

Sistemas de automação

É importante saber o que é o Zapier já que ele é o mais conhecido nesse segmento, mas existem vários outros sistemas de automação que tem o mesmo objetivo que ele.

Como por exemplo o IFTTT além da a alternativa brasileira Pluga.co.

Como usar a Linkseller no Zapier ?

Agora que você já entendeu o que é o Zapier e como ele funciona.Você pode quer usar ele para reduzir os trabalhos manuais fazendo a automação entre a Linkseller e algum outro sistema.

Para isso temos esse outro artigo explicando em detalhes como fazer isso.

Comentários