Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Qual o segredo do sucesso? É preciso ser excepcional? A verdade? São as atitudes que pesam. Assim, conhecer os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes te ajuda a saber o que fazer para alcançar seus objetivos.

Afinal, é preciso muito mais que força de vontade e sorte para chegar ao topo. Além disso, ninguém nasce sendo um gênio. Isso é aprendido, com sabedoria e, claro, boas atitudes.

Por isso, na sequência, você confere:

  • A importância de saber os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes;
  • As atitudes em si.

Boa leitura!

Por que conhecer os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Para começar, Stephen Covey foi o autor do livro com os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Sua obra foi desenvolvida com base em pesquisas realizadas por mais de 200 anos sobre como inúmeras pessoas chegaram ao sucesso.

Assim, ele determinou as atitudes que fazem a diferença para alcançar objetivos. Afinal, tem muito mais a ver com mudar a mente e a visão do que com sorte.

Além disso, você já deve ter notado que se reinventar, buscar a melhoria contínua e a automotivação são características essenciais para quem quer chegar ao topo. Tudo isso tem a ver com atitude, foco e mente.

Então, com mais de 15 milhões de cópias vendidas desde 1989, ele segue atual e leitura obrigatória para quem quer se transformar. Mudando a si mesmo, a mudança na vida e o alcance do sucesso serão consequências.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes_

Em primeiro lugar, é preciso que você entenda como os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes se dividem:

  • Os 3 primeiros são o autodomínio, ou seja, personalidade e independência. Não depende de ninguém;
  • Os seguintes referem-se às relações interpessoais. Então, estão ligados à capacidade de se comunicar, trabalhar em equipe e cooperar;
  • Já o último é a maneira como você lida com você mesmo e sua vontade de se renovar e seguir em frente.

Além disso, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes são construídos por paradigmas e princípios.

O primeiro é o que constrói o caráter e determina a maneira como se vê o mundo. Entretanto, o segundo, são questões universais, como justiça e honestidade, por exemplo. Ambos precisam estar alinhados. Agora, conheça melhor cada hábito.

1) Seja proativo

Aqui, entra a importância de ter um sentido para tudo, ou seja, um sonho ou desejo. Dessa forma, você irá ter uma atitude proativa e colaborativa.

Além disso, se sentirá naturalmente engajado a superar obstáculos e passar por situações críticas. Tem a ver com sua força interna.

2) Tenha um objetivo em mente

Então, além de ter um sonho, você precisa identificar quem você quer ser, seja pessoal, social ou profissionalmente. Vislumbre um horizonte, um motivo, um porquê.

É na mente que deve começar sua transformação e ela precisa enxergar no começo de cada dia o resultado esperado.

3) Faça primeiro o mais importante

Em terceiro lugar, vem um dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes mais importantes. É preciso ter equilíbrio.

Por isso, você deve categorizar o que é o mais importante e quais são suas prioridades. Dessa forma, defina seus papeis na vida e o que você deseja alcançar nas próximas semanas.

Lembre-se que essas metas devem ter a ver com seu objetivo e sonho.

4) Pense como ganha x ganha

Ou seja, esqueça que alguém tem sempre que perder. Com o pensamento focado no ganha x ganha, todos os objetivos dos envolvidos podem ser alcançados com cooperação e esforço conjunto.

Assim, deve-se ter a mentalidade da abundância: crer que sempre há muito a ganhar e que cada um terá sua conquista.

5) Ouça com empatia

Na sequência, antes de querer compreensão, compreenda. Então, saiba ouvir primeiro (escuta empática) e entender o próximo.

Dessa forma, você poderá enxergar o mundo pelos olhos do outro e encontrar soluções efetivas no modelo ganha x ganha.

6) Crie sinergia

Em sexto lugar, quando você compreende e tem a mente ganha x ganha, naturalmente coopera e trabalha em equipe.

Ou seja, tem sinergia e aproveita as diferenças para gerar ideias e soluções que funcionem para todos. Gera uma nova visão.

7) Renove-se sempre

Por fim, o último dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, refere-se a maneira como você se enxerga e aprimora sua capacidade.

Seja física, mental, social, emocional ou até espiritualmente, você deve estabelecer um processo constante de autorrenovação.

Assim, entram cuidados, como, por exemplo, alimentação, prática de exercícios,  renovação de compromissos e valores, leitura e reforço dos hábitos 4, 5 e 6.

Assim, todas essas atitudes, cuidados e trabalho mental têm a função de te levar ao sucesso.

Ao mesmo tempo, melhoram a produtividade e sua habilidade de negociação e compreensão. Agora, é colocar em prática o que aprendeu e sentir os resultados.