Processo de vendas: 4 questões que reduzem a sua performance

Processo de vendas

Todo processo de vendas precisa ser analisado pela gestão de tempos em tempos. Afinal, o mercado está cada vez mais concorrido e os clientes mais exigentes.

Acompanhar essas transformações e estar um passo à frente são fundamentais para a performance e os resultados.

Portanto, se você acha que tem um plano comercial bem estruturado e um fluxo adequado, atenção!

Pois, pode ser que este artigo te ajude a identificar possíveis falhas ou pontos de melhorias.

Uma coisa é certa: é preciso olhar para dentro! Dessa forma, entender comportamentos, necessidades e o que se espera de vendedores e consumidores fica mais fácil.

Sem essa atenção, fica complicado saber o porquê da queda no volume de vendas e satisfação, por exemplo.

Então, a Linkseller hoje te convida para mergulhar nas estratégias e metodologias através de 4 questões básicas que precisam ser analisadas.

Aliás, muitas vezes, existe um gap no pipeline de vendas que pode ser resolvido com ações simples. Como a aquisição de um CRM de vendas.

Mas, para chegar à solução, primeiro deve-se analisar o processo de vendas. Preparado?

1) Seus KPIs estão adequados durante o processo de vendas?

Em primeiro lugar, é impossível gerenciar o fluxo comercial sem se preocupar com a análise de métricas e indicadores.

Afinal, são eles que irão mostrar como anda a performance do time em cada etapa. Portanto, comece vendo como está a entrada de novos leads no seu funil de vendas.

Depois, verifique o porquê desse resultado e o que precisa ser feito para melhorá-lo. Vale a pena investir em metas de MQL e SQL, por exemplo?

Se nessa primeira fase está tudo bem, questione, então, os próximos passos da jornada do consumidor. Verifique se o processo de vendas não está muito longo.

Veja também se o número de respostas iniciais positivas é condizente com os fechamentos e vá questionando e analisando cada um desses passos. Desde o primeiro contato.

Não se esqueça de que com a ajuda de um CRM de vendas você otimiza o tempo de todos nesse tipo de avaliação. Além disso, consegue automatizar tarefas que elevam a produtividade.

2) Os vendedores sabem ter um pitch matador?

Processo de vendas_pergunta 2

Bom, com essa análise minuciosa de métricas e fluxos, é bem provável que você questione se a abordagem está boa.

Inclusive, ela pode de fato ser um problema, do início até o final da jornada. Além de ter um bom pitch de vendas, é preciso que o time comercial invista no entendimento do lead e cliente.

Eles precisam conhecer a fundo o perfil, comportamento, necessidades e não hesitar em ter um número adequado de follow ups.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Hubspot, um mínimo de 5 follow ups é necessário para fechar vendas em 80% dos casos.

Da mesma maneira, eles devem saber a hora certa de interagir com o consumidor e prospect no processo de vendas.

Assim como, a forma correta de falar com eles faz toda a diferença. Quanto mais empática e de confiança for a relação, melhor!

Mais uma vez, o CRM entra em cena, já que permite acompanhar cada momento de contato e até cadastrar mensagens e disparos de e-mails personalizados.

Também tenha em mente que é esse cuidado com o atendimento e a abordagem que construirá uma experiência positiva.

Contribuindo, assim, para que você tenha uma boa imagem perante leads e consumidores. Afinal, a sua empresa deve ser uma referência de mercado.

3) Você realmente está vendendo para as pessoas certas?

Então, se você não identificar problemas na abordagem, é hora de checar se o seu processo de vendas está sendo feito para as pessoas certas.

Nem sempre o produto ou serviço alcança de imediato o público ideal. O principal indicativo de que algo está errado nesse ponto é o não alcance de nenhuma meta, em nenhum momento.

Além disso, a qualificação dos prospects também pode ter culpa. Por isso, é importante ter uma equipe de vendas e marketing bem estruturada.

Pois serão esses funcionários, cada um no seu papel, que poderão dar feedbacks sobre isso.

4) O produto ou serviço realmente oferece solução no processo de vendas?

Em quarto lugar, também é fundamental questionar o produto ou serviço. Será que de fato ele agrega valor à vida dos prospects e clientes? Ele entrega solução real para a necessidade que se propõe?

Afinal, de nada adianta ter um bom processo de vendas, mas uma oferta que não seja atraente ou não oferece uma experiência positiva.

Portanto, olhe os indicadores de performance, ouça opiniões e feedbacks, especialmente no pós-venda.

Lembre-se que também é importante realizar reuniões de feedback com todos que participam da jornada de compras.

Inclusive, são esses encontros que levantarão muitas ideias e oportunidades que irão agregar valor ao fluxo como um todo.

Agora, é sentar, analisar dados, responder as perguntas com base neles, melhorar o que for preciso e aumentar sua performance. Boas vendas!4.7 / 5 ( 6 votes )