SDR o que é e quais as vantagens

Descubra o que é SDR e quais as vantagens que esse departamento pode trazer para a sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam Sales Development Representative (SDR) não é uma ferramenta ou estratégia de vendas. Esse é o nome dado ao profissional do time de vendas que foca seu trabalho na prospecção, ou seja, na chamada pré-venda.

Ele é o responsável por avaliar os leads capturados de forma criteriosa e passar para os vendedores apenas aqueles que têm mais chances de se tornarem clientes. Além disso, ele também faz a busca ativa por leads. Com o SDR é possível “gastar energia” apenas com aqueles prospects que valem a pena para os objetivos da companhia.

Vantagens de ter um SDR

Buscar novos clientes é um dos grandes desafios de qualquer empresa. Afinal, é muito mais fácil manter um consumidor satisfeito, que já conhece a companhia, do que conquistar novos, que nem se quer sabem direito seus diferenciais. Exatamente para evitar o gasto de recursos com quem tem menos chance de retorno é que o SDR entra em ação.

Mas, muito mais que isso, esse profissional vai atrás dos clientes certos, fazendo estratégias de prospecção de forma que se conquistem leads qualificados e certeiros. Confira outras vantagens que o Sales Development Representative traz para o dia a dia da empresa:

  • Mais facilidade para a segmentação do público-alvo ideal;
  • Conquista de novas oportunidades de negócio, mas focadas nas metas específicas do time de vendas;
  • Criação de uma base de contatos mais qualificada e com informações que ajudem na tomada de decisão;
  • Aumento da taxa de conversão, ou seja, concretização de vendas;
  • Maior fidelização, já que se lidará com leads mais preparados para a empresa e os serviços ou produtos oferecidos;
  • Maximiza a capacidade de venda do time, pois os vendedores focam apenas no ato de fechar negócios e não na busca, e o SDR na prospecção, cada um na sua especialidade.

Para auxiliar o Sales Development Representative (SDR) existem diversas ferramentas de CRM, que reúnem dados sobre os prospects e facilitam a criação das estratégias de pré-venda.

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