Gestão de negócios

Tempo de resposta ao cliente: 4 formas de reduzir e aumentar a satisfação

A tecnologia e sua agilidade tornaram os consumidores mais exigentes e isso não vai mudar. Então, falar do tempo de resposta ao cliente é essencial. Afinal, esse é um ponto que toda empresa deve acompanhar de perto.

Aliás, a rapidez na resolução das solicitações dos clientes pode inclusive ser um diferencial perante a concorrência. Por isso, nas próximas linhas você confere:

  • O que é o conceito de tempo de resposta ao cliente e sua importância;
  • Como se faz o cálculo;
  • 4 formas de reduzi-lo e aumentar a satisfação.

Portanto, leia até o final e descubra como valorizar sua marca e melhorar o atendimento com ações simples. Preparado?

Entenda o conceito e a importância do tempo de resposta ao cliente

Primeiramente, vale a pena conhecer algumas pesquisas que revelam a importância do tempo de resposta ao cliente na visão do comprador.

Segundo levantamento divulgado pela SuperOffice, 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de atendimento melhor. Ou seja, rapidez e qualidade pesam.

Quer mais? De acordo com publicação da Customer Think, a primeira coisa que o consumidor deseja é ter retorno rápido.

Assim, para 38% dos entrevistados, ao ter uma má experiência nesse sentido, eles param imediatamente a relação comercial. Já 27% deles espalha a informação para amigos e familiares e 24% deixam uma review negativa sobre a marca. Todo cuidado é pouco, pois a repercussão negativa será grande.

Agora que você já tem uma base, entenda o conceito de tempo de resposta ao cliente e outras questões importantes no assunto:

  • São os minutos, horas e até dias que uma companhia leva para retornar solicitações, como e-mails e mensagens, por exemplo;
  • Varia de acordo com o canal de relacionamento;
  • Influencia diretamente a satisfação tanto de leads quanto de quem já comprou;
  • Desconfiança é o que se ganha ao demorar. Você compraria de quem não confia? Dificilmente;
  • Quanto mais rápido, ágil e útil, melhor para gerar uma experiência positiva e aumentar a reputação e boa percepção da marca.

Atenção: o tempo de resposta vai muito além de dar um retorno rápido. Pois, também tem a ver com dar o retorno certo e adequado à solicitação.

Como se calcula o tempo de resposta ao cliente

Tempo de resposta ao cliente_formas

Na sequência, veja três conceitos básicos que você precisa saber antes de calcular:

  1. Target Response Time: é o período estabelecido como meta para o retorno;
  1. First Response Time: refere-se ao tempo que de fato o cliente levou para ter seu contato respondido;
  1. Resolution Time: tem relação com o tempo gasto para resolver a demanda e dar uma resposta definitiva.

Porém, o mais importante para o cálculo é o primeiro retorno. Portanto, pegue o tempo de resposta ao cliente para cada solicitação recebida dentro do espaço estabelecido (uma semana, por exemplo), some tudo isso e divida pelo total de solicitações.  Assim, saberá a quantidade de horas ou dias que levou em média a resolução.

4 formas de reduzir o tempo de resposta ao cliente e aumentar a satisfação

Enfim, chegou a hora de saber que ações simples você pode tomar para reduzir o tempo de resposta ao cliente e conquistar ainda mais confiança:

1) Crie um fluxo

Em primeiro lugar, o número de canais de relacionamento é cada vez maior. Portanto, é preciso ter um fluxo de atendimento bem estabelecido para cada um. Afinal, esse processo englobará diversas áreas, como vendas e marketing, por exemplo.

Porém, também se deve determinar os responsáveis por cada retorno. Assim, ficará mais fácil acompanhar e fazer melhorias.

2) Use um software de CRM e gestão

Em segundo lugar, essa é uma ferramenta essencial para garantir que a jornada estabelecida seja cumprida. Pelo sistema de CRM da Linkseller, por exemplo, você consegue gerenciar o time de vendas e atendimento, inclusive o funil de vendas.

Além disso, terá como acompanhar diversas métricas, como o tempo de resposta ao cliente, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Taxa de Conversão e Ticket Médio, por exemplo.

O melhor é que a Linkseller oferece um teste gratuito da plataforma por até sete dias. Então, você pode conhecer o software, personaliza-lo e perceber a diferença.

3) Utilize os bots

Na sequência, vale a pena investir nos robôs para atendimento virtual. Afinal, ao acessar seu site ou mandar uma mensagem no seu WhatsApp, por exemplo, eles poderão prestar um primeiro atendimento rápido e eficiente. Assim, você já causa uma boa impressão desde o início.

4) Automatize processos

Por fim, ter ferramentas que automatizem tarefas é essencial para a produtividade e permite que seu time esteja “livre” para melhorar a experiência do cliente.

Com a automatização você pode, por exemplo, programar o envio de e-mails, reduzir o ciclo de produção, ter mais segurança e diminuir erros, entre outros benefícios.

Então, use esses recursos e as dicas que aprendeu com sabedoria. A diferença você irá sentir em diversos aspectos da empresa, mas especialmente na satisfação, fidelização e, claro, nos lucros.

Sumário.

Recomendados para você

O neuromarketing é um estudo científico que utiliza os fundamentos do fenômeno da neurociência. O objetivo das técnicas de neuromarketing é capitalizar os vieses cognitivos de um público-alvo a fim de persuadi-lo a comprar serviços/produtos. O neuromarketing permite ainda que os profissionais de marketing conectem compradores em potencial usando a psicologia humana e os tentam […]

A liderança feminina e sua participação no mercado de trabalho precisa ser um assunto recorrente e cada vez mais discutido no universo corporativo. As vantagens da liderança feminina, tema igualmente urgente, também é um aspecto de reflexão e debate nas empresas. Principalmente por conta da discrepância em cargos e salários. Felizmente, há uma luz de […]

Mesmo após um momento conturbado que foi a pandemia do Coronavírus, o mercado digital segue em crescimento. Nesse sentido, os gestores têm utilizado cada vez mais de planejamento de marketing para e-commerce para impulsionar os seus negócios.  Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2021, o setor de logística virtual obteve o faturamento […]

Nos dias atuais, a internet é uma das principais aliadas dos empreendedores e um dos maiores canais de venda dos negócios. Dito isso, podemos considerar que qualquer pessoa que busca escalar suas vendas pelos meios digitais já ouviu falar de Inbound Marketing, certo? O que talvez não fique muito claro, é que essa estratégia de […]

A conversão de leads é uma das mais importantes ações no time de vendas e precisa ser planejada de modo estratégico e cuidadoso para a geração de resultados alcançarem a expectativa da companhia. Por isso é importantíssimo ter um olhar estratégico na hora de traçar o plano de geração de leads, pois do que adianta […]

Leads qualificados são o objetivo de grande parte dos empreendedores que almejam um negócio de sucesso. Mas a realidade é que não há atalhos nessa busca – mesmo que muitos gestores acreditem que comprar leads seja uma oportunidade de gerar vendas de forma rápida Se fosse tão fácil assim, nenhuma empresa investiria em estratégias e […]