Gestão de vendas/ Vendas

Tranquilizar o time comercial em tempos difíceis: como fazer em 5 passos

Você já parou para pensar o que precisa fazer para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis? Bom, se ainda não, com certeza está na hora de criar uma série de ações e cuidados nesse sentido.

Afinal, de tempos em tempos as empresas podem enfrentar desafios, pressões e até mesmo crises. Assim, é preciso que a gestão reforce a atenção dada aos vendedores e consiga mantê-los seguros, confiantes e engajados.

Dessa forma e dentro desse contexto, na sequência você confere:

  • O poder da comunicação nesse processo;
  • 5 passos para alcançar a tranquilidade.

Porém, antes de iniciar a leitura, lembre-se da importância de ter ferramentas que auxiliem na gestão comercial.

Por exemplo, um sistema de CRM como o da Linkseller pode contribuir para acompanhar o time, interagir com a equipe e até incentivar o alcance de metas. Conheça e boa leitura!

O poder da comunicação para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis

Acima de tudo, a comunicação precisa ser uma constante na rotina de trabalho. Assim, a gestão dará liberdade ao time, mas, ao mesmo tempo, se mostrará presente e disponível.

Da mesma maneira, poderá acompanhar as atividades e metas, dando novas orientações, conforme a necessidade de mudanças no percurso.

Entretanto, ela é ainda mais importante para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis. Afinal, todos se sentem inseguros nessas situações e buscam soluções para seus problemas e incertezas (profissionais e pessoais).

Dessa forma, o poder da comunicação nesses momentos inclui:

  • Acalmar os ânimos, inclusive isso se refletirá na comunicação dos vendedores com os clientes;
  • Diminuir a ansiedade;
  • Mostrar que a gestão está atenta e agindo;
  • Praticar a empatia;
  • Divulgar ações específicas ou emergenciais para conter a crise, como ofertas temporárias, por exemplo;
  • Fortalecer a transparência de informações;
  • Expressar apoio coletivo e solidariedade;
  • Passar informações detalhadas do fato e do que é esperado do time;
  • Oferecer benefícios ou recursos para o enfrentamento, entre outros.

Assim, quando os vendedores se sentem acolhidos, compreendidos e seguros, eles tendem a levar isso aos clientes. Então, encontram caminhos para continuar batendo metas e oferecendo soluções de valor aos consumidores.

Porém, vale reforçar, a comunicação precisa ser constante e não estar presente apenas nos momentos críticos.

5 passos para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis

Tranquilizar o time comercial em tempos difíceis_passos

Agora que você já sabe como se comunicar faz diferença, chegou a hora de conferir os 5 passos que deve seguir para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis.

1) Fale sempre a verdade

Em primeiro lugar, independente de ela ser boa ou ruim, seja sincero e claro em suas mensagens. Assim, você mostra preocupação e reforça a transparência da empresa perante seus funcionários.

Da mesma maneira, junto com a verdade, aponte soluções, dê esperança e motive!

2) Estabeleça uma rotina de reuniões

Em segundo lugar, realizar reuniões regularmente, seja por videoconferência ou presenciais, ajuda na socialização e redução da ansiedade. Afinal, os vendedores são sociáveis por natureza e esse contato ajuda a sanar dúvidas e tranquilizar.

Além dos encontros com o time, faça conversas individuais. Dessa forma, você poderá identificar necessidades específicas e contribuir para o bem-estar de cada um. Lembre-se: são pessoas e cada uma reage de uma maneira.

3) Estipule meios de acompanhar o trabalho

Outra forma de tranquilizar o time comercial em tempos difíceis e mostrar que está acompanhando o trabalho e está disponível. Você pode, por exemplo, criar um canal próprio de comunicação, que seja centralizado.

Assim, cada vendedor saberá que ali encontrará o suporte que precisa. Entre as ferramentas, você pode usar a Pluga, que tem integrações com diversos sistemas de comunicação e também com o CRM da Linkseller.

4) Invista no inside sales

Na sequência, que tal criar uma metodologia de inside sales? Diferente do field sales, essa técnica não requer que o time se desloque até o cliente, ficando interno.

Com isso, se ganha tempo, se reduzem custos e ao mesmo tempo se mantém a capacidade de vender. Por isso, incentive:

  • Aumentar o número de telefonemas diários, inclusive você pode estabelecer uma meta diária para cada vendedor;
  • Ampliar o envio de e-mails;
  • O agendamento de videoconferências e reuniões online;
  • Enviar mensagens por apps, como o WhatsApp, que torna a comunicação mais próxima do cliente.

Dessa forma, você dá mais opções e liberdade para que o vendedor faça seu trabalho. Incentivo é tudo!

5) Estimule o equilíbrio entre pessoal e profissional

Por fim, esse é um ponto fundamental para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis e garantir o engajamento e a saúde mental. Então, converse com cada um e estimule a prática de atividades que eliminem o estresse e a pressão.

Assim, vale tudo, desde exercícios, passando por uma maratona de filmes até uma viagem de fim de semana com a família.

Enfim, com esses cuidados você ajuda seus vendedores a se sentirem motivados, confiantes e, acima de tudo, respaldados pela gestão. Faça a sua parte e siga essas dicas!

Sumário.

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