Vendas

Venda mais SaaS com essas 5 dicas para impulsionar sua performance

Você tem produtos SaaS na sua empresa ou pretende investir neles? Então, saiba que com algumas estratégias a alta performance em vendas é garantida!

Afinal, esse é um mercado em ascensão no Brasil e no mundo. Prova disso, é que, de acordo com uma pesquisa da Rock Content, SaaSholic, Signal Hill,  Redpoint e Ventures:

  • 71% dos entrevistados criou a organização com investimentos próprios. Ou seja, nada de burocracia excessiva para financiar seu projeto;
  • 60% dos ouvidos tiveram retorno do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em menos de 6 meses com o SaaS.

Além disso, segundo um levantamento da Gartner, o Software as a Service será responsável por uma receita de 98,9 bilhões de dólares em 2020 no mundo.

Assim como, a previsão dela é de que esse número suba para 113,1 bilhões de dólares em 2021.

Portanto, o potencial de crescimento dos negócios com foco em SaaS é grande.

Por isso, é preciso que a gestão fique atenta às necessidades das pessoas para criar soluções que de fato entreguem conceitos, ideias e inovação.

Bom, antes de entrar nas dicas para impulsionar suas vendas nesse setor, vale a pena conhecer ou rever o conceito de SaaS e os benefícios desse nicho. Boa leitura!

O que significa SaaS na prática

Em primeiro lugar, é fundamental ter em mente que o Software as Service é um relacionamento duradouro. Ou seja, não é uma venda única e que termina na assinatura.

Dessa forma, é preciso investir no sucesso do cliente, através da disponibilização de softwares e soluções tecnológicas que entreguem alto valor na ponta.

Assim, esse modelo de negociação envolve, geralmente, uma assinatura mensal que permitirá o cadastro e acesso para uso da plataforma.

Um exemplo clássico desse nicho é o Netflix. Assim como, o Dropbox e sistemas de CRM de vendas, como o da Linkseller.

Então, caberá à sua empresa manter o SaaS funcionando, garantir a segurança dos acessos e dados, disponibilizá-lo em diversos dispositivos, entre outras responsabilidades.

Benefícios do SaaS

SaaS_dicas

Depois, entendido o que é o serviço e seu papel nele, é importante que você conheça quais são os benefícios que devem ser oferecidos. Afinal, são eles que atrairão consumidores.

Assim como, conheça aqueles que contribuem para o seu negócio ter sustentabilidade. Dessa forma, entre eles estão:

  • Custos iniciais reduzidos;
  • Poucas barreiras de entrada, em caso de algo inovador ou criativo, por exemplo;
  • Acessibilidade multiplataforma;
  • Atualizações automáticas;
  • Integrações variadas e com as principais plataformas digitais, como redes sociais e e-mail;
  • Não requer estrutura física para armazenamento do software, pois pode ser feito em servidores terceirizados;
  • Possibilidade de customização, entre outros.

5 dicas para impulsionar sua performance de vendas

Agora, se você não tem um SaaS, é hora de começar a tirar suas ideias do papel e criar o seu. Então, use seus conhecimentos sobre o público-alvo e suas dores para criar a solução ideal.

Após, invista nas técnicas abaixo. Se você já tem um SaaS, veja as dicas de como impulsionar suas vendas e resultados!

1) Aposte no marketing SaaS

Para começar, elabore estratégias de marketing que posicionem seu serviço perante a concorrência.

Essa comunicação deve incentivar leads a assinarem, seja através de amostras gratuitas ou pela criação de conteúdo relevante.

2) Invista em melhorias

Depois, um dos problemas comuns do SaaS está na rotatividade de usuários. Com o tempo e o crescimento, isso pode fazer com que a empresa perca receita e tenha que investir mais esforços na conquista de novos clientes.

Por isso, é importante ter algumas ações que reduzem a perda, como a melhoria do processo de integração. Além disso, trabalhe com:

  • Marketing direcionado para um perfil diferente de leads;
  • Pesquise constantemente o comportamento dos consumidores;
  • Saiba se reinventar quando necessário para atender novas demandas.

3) Tenha uma boa estratégia de SEO

Em terceiro lugar, é preciso trabalhar a otimização. Ela deve estar presente tanto no conteúdo do blog quanto na estrutura das páginas do site.

Apenas com esse cuidado é possível conquistar tráfego orgânico vindo dos principais buscadores, como o Google, por exemplo.

4) Trabalhe para conquistar novas inscrições

Ao trabalhar com um SaaS, quanto mais assinaturas, melhor para a sua receita. Dessa forma, crie ações que atraiam clientes em potencial. Entre elas estão:

  • Ter uma proposta de valor atraente e que se confirme na prática;
  • Publicação de depoimentos de usuários. Afinal, essa prova social gera credibilidade;
  • Aposte em conteúdos que expliquem como o serviço funciona e de que forma ele entrega solução;
  • Acompanhe leads e clientes para identificar oportunidades;
  • Ouça feedbacks;
  • Inove.

5) Crie campanhas de e-mail

Por fim, usar o e-mail marketing é sempre uma estratégia poderosa de lembrança e aproximação de clientes em potencial.

Por isso, vale a pena investir na humanização desse canal e na criação de campanhas específicas para ele.

Os resultados são ainda melhores quando se usa conteúdo de qualidade, mensagens consistentes e uma frequência de envio adequada.

Agora é com você! Coloque em prática e boas vendas SaaS!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]