O Marketing tradicional não morreu, mas pode estar com os dias contados. As estratégias do chamado Marketing de Conteúdo são capazes de acertar em cheio o coração do público-alvo e trazer retornos maiores, com menor investimento. Como isso acontece? É o que você descobre nas próximas linhas.

 

Como ele é feito?

 

A essência do Marketing de Conteúdo está na criação de conteúdo que resolva as dores, as angústias ou que responda as dúvidas dos seus clientes. Essa é a melhor forma de atrair pessoas interessadas na sua solução até o seu site ou blog e, consequentemente, até o seu produto ou serviço.

 

Hoje, os consumidores são pró-ativos, eles querem ir em busca das informações, fazer pesquisas e decidir por conta própria o que é melhor para eles. Por isso, o Marketing tradicional, que é mais “intrometido”, está perdendo suas forças.

 

Como ele se aplica?

 

O primeiro passo para criar bons conteúdos e criar suas estratégias de Marketing de Conteúdo é construir uma persona. Em outras palavras, é um perfil do seu cliente ideal, um personagem, que guiará toda a sua comunicação com ele, inclusive a escolha das ferramentas que irá usar. A construção da persona deve levar em consideração alguns aspectos importantes como região onde vivem, hábitos, idade, o que ouvem da família e amigos, o que sentem, entre outros.

 

Afinal, o que o Marketing de Conteúdo tem de bom?

 

Muita coisa, mas a principal é que você está ajudando a resolver as dores do cliente e, com isso, conquistando a sua confiança e construindo um relacionamento com ele que pode levar a fidelização. Confira abaixo outras vantagens dessa estratégia:

 

  • Ajuda a construir autoridade e reputação online, melhorando a visibilidade da empresa e o seu posicionamento no mercado;

 

  • Contribui para a criação de leads qualificados para a sua área de vendas. Você poderá, por exemplo, criar ebooks ou outras recompensas digitais para ter acesso aos dados de contato de pessoas interessadas na sua empresa. Assim, você poderá integrar esses contatos a outras ferramentas, como os novos CRMs, para criar estratégias de relacionamento e contato com essas pessoas. A venda virá naturalmente;

 

  • Reduz seus gastos de tempo e dinheiro. Online você pode fazer muito mais, com menos.

 

Até breve!
Daniel Curvello.

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