Negócios e Gestão

CRM de vendas e Marketing Digital: veja 6 benefícios dessa relação

Não tem discussão, marketing e comercial são duas áreas que precisam ter sinergia. Então, não é a toa que CRM de vendas e Marketing Digital também estejam relacionados.

Afinal, essa ferramenta, embora tenha foco nos fechamentos, também contribui para as ações e campanhas do time de marketing.

Assim, com essa dupla em ação, montar uma estratégia digital de alta performance se torna muito mais fácil.

Além disso, esse recurso também auxilia no acompanhamento do funil de vendas e na criação de estratégias comerciais.

Assim como, na identificação de comportamentos e do perfil do público, no mapeamento de dores e necessidades e até na definição dos melhores meios de contato.

Por isso, na sequência, você entende melhor o que é o CRM de vendas e qual seu papel no Marketing Digital. Boa leitura!

CRM de vendas e seu auxílio no Marketing Digital

Em primeiro lugar, entenda que a função principal do Customer Relationship Management é gerenciar o relacionamento com os clientes.

Então, mais do que organizar e automatizar tarefas, esse recurso contribui para aproximar a marca dos leads e consumidores.

Dessa forma, ele é útil para diversas áreas da organização que contatam essas pessoas. Ou seja, interagem diretamente com prospects e compradores.

Assim, o CRM de vendas dentro da estratégia de Marketing Digital pode ajudar em tarefas variadas, como:

  • Registro de dados e compras;
  • Análise de métricas, como Ticket Médio, Taxa de Conversão e abertura de e-mails, por exemplo;
  • Histórico de relacionamento e contatos;
  • Cruzamento de informações para tomada de decisão;
  • Compartilhamento de dados entre setores, entre outros.

Prova do poder que essa junção tem está descrita na pesquisa Social Media Trends 2019.

De acordo com o levantamento, negócios que usam o software ligado ao MKT, percebem aumento em:

  • Divulgação e reconhecimento da marca;
  • Engajamento com leads, clientes e seguidores;
  • Números de vendas, ou seja, fechamentos e conversões;
  • Quantidade de clientes;
  • Acessos e tráfego ao site ou blog da instituição.

Benefícios da integração entre CRM de vendas e Marketing Digital

CRM de vendas_marketing digital

Bom, entendida a relação entre CRM de vendas e Marketing Digital, é bom que você conheça alguns dos benefícios de apostar nessa integração. Dá uma olhada!

1) Gera uma visão ampla do negócio

Ou seja, é possível gerenciar o relacionamento, mas também recursos, ações, metas e métricas coletivas e individuais, por exemplo.

Além disso, se tem acesso a dados que contribuem para a tomada de decisão e até para a criação de novos produtos e ofertas.

2) Aumento da produtividade

Em segundo lugar, como visto antes, é possível automatizar algumas funções e controlar o funil de vendas.

Dessa forma, se têm processos e fluxos mais rápidos e, consequentemente, maior produtividade.

3) CRM de vendas eleva a inteligência comercial e de marketing

Da mesma maneira em que é útil para a performance, o sistema de CRM de vendas também contribui para a identificação de oportunidades.

Assim, além de ter agilidade no processo comercial, se amplia a inteligência nesse setor e no de Marketing Digital. Afinal, nenhuma ação será feita sem fundamento.

Ou seja, tudo será mais assertivo, com objetivos claros e metas viáveis e bem definidas. O que se ganha? Aumento nas vendas, de forma natural!

Confira também esses artigos:

👉  Leia também, integração Pluga e Linkseller

👉  Integração entre Zapier e Linkseller

4) Qualificação de leads

Em quarto lugar, todas as informações disponíveis no sistema auxiliam tanto o time comercial quanto o de Marketing Digital na qualificação.

Dessa forma, a captação de novos leads é mais efetiva. Assim como, os vendedores otimizam seu tempo em deslocamentos e follow-ups, por exemplo, que possuem maiores chances de fechamento. Todos ganham!

5) Controle de ações e desempenho no CRM de vendas

Depois, além do controle de metas, métricas e do funil de vendas, o software também ajuda na avaliação de campanhas e do desempenho. Tanto de pessoas quanto de ações estratégicas.

Assim, por exemplo, é possível controlar os follow-ups, as oportunidades, os retornos sobre os investimentos, as conversões de uma determinada campanha, entre outros.

Afinal, o sistema oferece análise detalhada em tempo real do que está sendo feito e ainda gera relatórios específicos.

6) Criação de planejamentos mais estratégicos

Enfim, outro ponto importante no uso do CRM de vendas no Marketing Digital está na identificação de tendências.

Inclusive, com as mudanças recorrentes no comportamento do consumidor e nas jornadas de compra, é possível fazer planejamentos estratégicos mais detalhados e efetivos com a ajuda do sistema.

Isso ocorre devido ao fato de ele ser um software personalizado, versátil e que acompanha tudo em tempo real.

Assim, ele fornece dados de acordo com a evolução do relacionamento e do tempo.

Permitindo, então, que o planejamento tanto comercial quanto de marketing seja atual e assertivo.

Por fim, fica o convite para você testar gratuitamente por até sete dias o CRM de vendas da Linkseller.

Assim, você já sente a diferença na rotina da sua empresa e coloca em prática o que aprendeu aqui.

Até a próxima!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]