CRM de vendas na estratégia de marketing digital

CRM de vendas

Se você acompanha o blog da Linkseller, já ouviu falar bastante sobre CRM de vendas e marketing digital.

Porém, talvez ainda não tenha uma visão mais detalhada de como a ferramenta pode fazer parte dessa estratégia.

Afinal, entender essa relação é importante para a performance, mas também para o atendimento ao cliente.

Por isso, na sequência, você conhece o que é um sistema de CRM e como ele atua no processo de vendas atrelado à gestão de relacionamento com o cliente.

O que é um CRM de vendas

Para começar, um CRM de vendas vai além de um software para agregar informações, sendo uma ferramenta importante de gerenciamento de clientes. Assim como, de leads.

Dessa forma, pode-se conceituar que é um sistema que fornece dados que podem antecipar as necessidades dos clientes.

Contribuindo, assim, para a construção de ações que atraiam o público certo, melhorem o atendimento e o relacionamento e, consequentemente, levem ao aumento dos fechamentos.

Inclusive, é aí que começa a ação do CRM de vendas na estratégia de marketing digital. Afinal, para conseguir novos leads e fazer com que eles sejam qualificados, é preciso saber o seu perfil ideal e como alcançá-los.

Para reforçar a importância dessa ferramenta para a equipe de vendas e a automação de marketing, vale a pena citar algumas informações sobre seus benefícios para uma marca.

Assim, de acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, empresas que utilizam o CRM de vendas atrelado ao marketing digital conseguem aumentar:

  • Divulgação da marca;
  • Engajamento;
  • Vendas, assim como o número total de clientes, ou seja, de fechamentos;
  • Acessos e tráfego ao site ou blog.

Então, fica clara a importância dessa plataforma para os resultados como um todo.

Além disso, é bom citar que ela pode ser usada pela pequena empresa, assim como no mercado B2B. Afinal, a ferramenta de CRM é adaptável e personalizável para qualquer negócio.

CRM de vendas na estratégia de marketing digital

CRM de vendas na estratégia de marketing digital

Bom, agora que está entendido o conceito, principais benefícios e a importância, pronto para a aplicação na estratégia de marketing digital?

Mas, antes, saiba que entre as vantagens do CRM de vendas está o fato de que é uma ferramenta que:

  • Acompanha dados, métricas e metas em tempo real;
  • Gerencia, melhora e automatiza o funil de vendas;
  • Analisa o pipeline de vendas, identificando oportunidades e ameaças;
  • Permite a gestão do time de vendas e de marketing;
  • Realiza a automatização de tarefas;
  • Contribui para feedbacks e trocas de informações entre as áreas de contato com leads e clientes, entre outros recursos.

Por isso, cada vez mais é um CRM que está fazendo a diferença na rotina das empresas, assim como na sua performance. Agora, confira os principais pontos onde um CRM de vendas atua.

1) Estabelece o Customer Centricity e o Customer Success

Em primeiro lugar, toda organização que tem o cliente no foco tende a ter melhores resultados.

Então, é um CRM que garante o acesso a informações que tornem a experiência dos leads e consumidores positiva desde o primeiro contato.

Além disso, por ter grande capacidade de armazenamento, ele faz um histórico do relacionamento.

Assim, em poucos cliques o time tem acesso a dados organizados e cruciais para a tomada de decisão.

2) Identifica a jornada de compra

Por que os seus clientes decidem comprar de você e não do concorrente? Essa é uma resposta que um sistema de CRM de vendas tem.

Com os dados da ferramenta, a gestão pode mapear a jornada de compras e comportamento.

Assim, é mais fácil construir estratégias de marketing digital e comerciais mais focadas.

Inclusive, será possível determinar cada fase do funil de vendas, reavaliar o que já é feito e melhorar.

3) Eleva o Ticket Médio e outros resultados e métricas

Em terceiro lugar, as ações de marketing digital também têm o objetivo de elevar a taxa de fidelização e a compra recorrente.

Afinal, assim como o trabalho do time comercial, o dessa equipe vai além de adquirir novos clientes.

Quando se entende a jornada de compras e o ciclo de vida do consumidor na empresa, se conseguem antecipar desejos, identificar oportunidades e perceber falhas com mais facilidade.

Assim, todos mantêm a lembrança da marca na mente do consumidor, evitam que um contato esfrie e, consequentemente, elevam as vendas.

Além disso, um CRM de vendas poderá emitir lembretes, mandar mensagens automáticas e automatizar ações.

Dessa forma, se ganha tempo para as novas estratégias e se aumentam, naturalmente, os fechamentos.

Métricas como Custo de Aquisição por Cliente (CAC), Tempo de Resposta ao Cliente e Taxa de Churn se reduzem. Assim como, outros custos do processo de vendas, especialmente com deslocamento.

Já resultados como Ticket Médio, fidelização e metas comerciais ficam mais acessíveis e podem se elevar gradualmente com o bom uso do CRM de vendas.

Por fim, entendida a importância desse sistema e do seu uso na estratégia de marketing digital, fica o convite para testar gratuitamente a plataforma da Linkseller por até sete dias.

Assim, você sente todos os benefícios que aprendeu aqui na rotina da sua empresa! Boas vendas!