Negócios e Gestão

Gerenciar leads: como fazer em 3 passos

Gerenciar leads é a melhor forma de aumentar a performance e atrair novos clientes. Afinal, os maiores desafios de uma organização estão na captação e manutenção de consumidores, o que um bom gerenciamento melhora e amplia.

Então, para que você saiba como implementar uma gestão eficaz, aqui você confere:

  • O que é um lead;
  • O papel do funil de vendas no processo;
  • 3 passos para aumentar a taxa de conversão.

Vem ler até o final!

Antes de gerenciar leads, entenda o que é esse conceito

Em primeiro lugar, saiba que um lead vai além de um nome e um e-mail. Embora esses dados sejam geralmente os que você receberá ao solicitar o preenchimento de um formulário online, é fundamental que os vendedores vejam que por trás de um contato existe um ser humano.

Assim, é preciso entender o que motiva aquela pessoa a estar interessada no seu produto ou serviço. Afinal, o conceito é justamente esse: alguém que descobriu sua marca e quer saber mais. Então, aquele indivíduo aceitou trocar um conteúdo, como um ebook, por exemplo, por algumas informações pessoais.

Por isso, gerenciar leads é um processo crucial. Pois, a partir do momento em que alguém quer te conhecer, suas chances de fechar negócio aumentam. Já existe uma empatia, já tem uma ligação.

Dessa forma, a melhor maneira de estreitar o relacionamento é através do Marketing de Conteúdo. Então, avalie os canais utilizados por essas pessoas é use-os para nutri-los com conteúdo de valor, que agreguem diferenciais à sua oferta. Nesse sentido, você usará, sobretudo, a estratégia do funil de vendas.

Funil de vendas para gerenciar leads

Gerenciar leads_passos

Embora o funil de vendas seja muito relacionado ao envio de e-mail marketing, ele também pode ser usado para gerenciar leads em outros canais. Portanto, o importante para nutrir o relacionamento é entender a jornada de compra do consumidor.

Dessa forma, você poderá definir as etapas que serão necessárias para levá-lo até o fundo do funil, onde a tomada de decisão e a aquisição acontecem.

Os chamados fluxos de nutrição fazem parte do processo e precisam ser estabelecidos para levar o lead a confiar na proposta e marca. Por isso, saiba que eles devem ter:

  • Um tempo pré-estabelecido. Por exemplo, ele baixou um ebook, em quantos dias você deve enviar um novo conteúdo? Depois, qual o período ideal até um próximo contato?
  • Base nas demandas do público. São elas que definirão principalmente os temas dos seus contatos e conteúdo. Porém, lembre-se que é preciso considerar a individualidade;
  • Automatização de processos. Esse cuidado é essencial para otimizar o tempo das equipes de marketing e vendas.

Portanto, veja a nutrição como uma parte essencial do funil para gerenciar leads. Sem esse cuidado, será difícil fechar negócio.

3 passos para gerenciar leads e aumentar a taxa de conversão

Nesse sentido, entenda que existem 4 estágios que compõem o processo de gerenciar leads:

  • Captura: primeiramente vem a conquista do contato, ou seja, primeiro momento e etapa do processo;
  • Engajamento: em segundo lugar, a nutrição, que você viu como parte do funil de vendas;
  • Qualificação: na sequência, após estreitar o relacionamento, é preciso analisar se aquele lead já está pronto para ser direcionado para o time comercial;
  • Distribuição: depois de qualificados, os contatos precisam ser distribuídos entre os vendedores para o fechamento.

Agora, veja os passos para cumprir esses estágios, gerenciar leads e aumentar a taxa de conversão:

1) Filtre e limpe os contatos

Da mesma maneira que quanto mais leads você captura, maiores serão suas chances de fechamento, esse processo também gera contatos “vazios”. Ou seja, que mesmo com a nutrição não irão em frente.

Portanto, de tempos em tempos, retire da lista também os inválidos ou que pediram descadastro. Além disso, crie “funis paralelos” para os fluxos de nutrição que precisam ser mais longos.

2) Valide os e-mails recebidos

Existem ferramentas online para que você possa checar os dados antes de iniciar seus esforços. Afinal, e-mails cancelados ou inexistentes gerarão retrabalho. Verifique-os, portanto, em plataformas como Base Limpa, Safety Mails e Checador.

3) Use a automação através de um sistema de CRM

Por fim, ganhar tempo significa mais produtividade e, consequentemente, dinheiro. Assim, invista em um sistema de CRM. A plataforma da Linkseller, por exemplo, além de ser 100% online, tem diversas funções para gerenciar leads:

  • Organização de listas;
  • Acesso a métricas, como taxa de conversão e ticket médio;
  • Aplicação de filtros;
  • Geração de relatórios;
  • Histórico de contatos e até de compras, por exemplo;
  • Modelos de mensagens;
  • Integração com outros apps, assim você pode inclusive enviar e gerenciar campanhas pelo sistema, entre outros.

Então, experimente gratuitamente essa ferramenta por até sete dias. Assim, você já sente a diferença na sua rotina e performance. Boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]