WhatsApp Business como ferramenta para aumentar suas vendas

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma das ferramentas mais poderosas de relacionamento e negociação. Por quê? Pare e pense: qual é o principal meio de comunicação que você usa diariamente? Seja para falar com amigos, familiares e até clientes?

O aplicativo de mensagens com certeza estará no topo da lista. Da mesma maneira, milhões de pessoas o usam todos os dias para trocar informações, comprar e fazer pedidos, por exemplo.

Além disso, esse é um recurso que torna mais humano o contato com os consumidores e leads e ainda proporciona um retorno mais rápido e direto. Então, neste artigo você confere:

  • Porque usar o WhatsApp Business;
  • Dicas para utilizar a ferramenta e aumentar suas vendas;
  • Como um sistema de CRM pode ajudar a usá-lo do jeito certo.

Leia e aumente sua performance!

Porque usar o WhatsApp Business

WhatsApp Business_dicas

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que existem sim diferenças entre o WhatsApp Business e o convencional. Assim, veja as principais características da ferramenta:

  • Possibilidade de divulgar o endereço, inclusive com mapa;
  • Configuração de mensagens automáticas;
  • Divulgação dos horários de funcionamento, incluindo fins de semana e feriados, por exemplo;
  • Criação do perfil, com os dados acima, mas também com a inclusão de outros meios de contato, como e-mail e site, além de resumo das atividades;
  • Métricas, tanto sobre as mensagens enviadas e lidas quanto do histórico do cliente;
  • Etiquetas de identificação para mensagens ou pessoas.

Se você não sabe como criar sua conta no WhatsApp Business, confira aqui como fazê-lo no iOS e no Android.

Dicas para usar o WhatsApp Business e aumentar suas vendas

Agora que você já sabe os principais benefícios da ferramenta, confira as dicas de como usá-la para aumentar os lucros:

1) Segmente a lista de contatos

Primeiramente, dentro do aplicativo você pode criar um “funil de vendas”, segmentando seus leads e clientes de acordo com o nível de relacionamento com a empresa.

Isso pode ser feito, por exemplo, com a criação de grupos para envio de ofertas relâmpago ou campanhas. Assim como, para o compartilhamento de conteúdos de valor. Lembre-se de pedir autorização da pessoa para incluí-la.

2) Use listas de transmissão

Em segundo lugar, a segmentação também pode ser pelas listas. Aqui, as mensagens são enviadas individualmente para cada contato selecionado. Porém, existe o limite de 256 envios simultâneos.

Dessa forma, elas funcionam como os e-mails marketing. Você transmite mensagens em massa, mas individuais. Entretanto, não existe personalização. Mas, é uma forma de poupar tempo e divulgar informações para o maior número de contatos possível.

3) Acompanhe as métricas

Em terceiro lugar, avalie como está o alcance e a aceitação das suas mensagens. Afinal, essas informações te darão um norte para criar ofertas, melhorar processos e envios ou até para estabelecer uma rotina de transmissões.

Então, para acessá-las vá em “Configurações”, “Configurações da empresa” e depois em “Estatísticas”.

4) Crie um link direto para o WhatsApp Business

Acima de tudo, ele é ideal para compartilhar o contato através de e-mails, propostas comerciais, ações online e redes sociais, por exemplo.

Inclusive, você pode criar uma URL rastreável pelo Bitly e ter acesso a mais informações dos seus contatos, como localização e canais por onde visualizaram o link.

5) Utilize o recurso de tags

Assim, ele é indicado para categorizar pessoas ou mensagens importantes. Dessa forma, você poderá, por exemplo, criar ações e envios específicos para os clientes ou leads segmentados.

6) Use as mensagens automáticas

Por fim, um dos principais motivos para as pessoas utilizarem o WhatsApp Business é pela rapidez do contato. Por isso, as mensagens automáticas são importantes para orientar o lead ou cliente.

Por exemplo, você pode criar mensagens simpáticas avisando sobre o horário de funcionamento ou que responderá o mais breve possível. Dessa maneira, as mensagens de ausência farão com que ninguém fique sem retorno.

Como um sistema de CRM pode te ajudar a usar o WhatsApp Business do jeito certo

Enfim, você deve estar pensando em como pode melhorar ainda mais o seu relacionamento com os clientes e a performance da área comercial com tantas informações.

Então, uma excelente forma de fazer isso é por um sistema de CRM. Afinal, além de reunir dados de diversos apps integrados, inclusive do WhatsApp Business, você ainda terá acesso a informações como:

  • Metas individuais e do time;
  • Modelos de mensagens;
  • Relatórios completos;
  • Métricas, como Taxa de Conversão, Ticket Médio e Custo de Aquisição por Cliente (CAC), por exemplo;
  • Histórico de compra dos clientes e dos contatos com os leads e muito mais.

Assim, fica o convite para testar o CRM da Linkseller gratuitamente, por até sete dias. Afinal, é sem compromisso e feito por vendedores para empresários e times de vendas. Conheça e aumente seus resultados!